USAF abriu solenemente novo ano letivo com conferência com especialista internacional

Data

 

Abertura solene do novo ano letivo da USAF

A Universidade Sénior e do Autodidata de Felgueiras procedeu à abertura solene do novo ano letivo.

Como habitualmente, o momento contou com uma conferência proferida por Sílvia Machado, docente universitária, sobre o tema “Do Outono à Primavera da Vida”.

Sobre um tema apropriado ao momento, a conferencista proporcionou um bom momento de reflexão e partilha de conhecimento e saber que agradou aos presentes.

“Possivelmente no vosso outono viveram um tempo de crescimento, uma época propícia à abundância e à maturação, uma esplêndida cartografia, capaz de nos inspirar na aventura sempre recomeçada, numa aventura chamada vida. A maioria de vós teve a ambição natural de constituir família, de abraçar uma profissão que desse sustento aos desafios diários de uma vida a dois. Essa vida deu espaço e lugar a mais. A outros que são rosto do legado que queremos deixar. Os vossos filhos são a abundância, são os frutos que nasceram de cada folha”, referiu a conferencista.

“Para aprofundarmos aquilo que somos, temos de mudar muitas vezes. O outono — esse laboratório da vida táctil que nos foi animando e consolando. O outono nutre-nos. Mostra-nos as cores de que é feita a vida. O Outono é o tempo criador, em que os frutos exprimem em si a força própria da natureza. Contudo, não podemos viver enraizados apenas nos Outonos da vida. Urge irmos mais além.Cada ciclo, cada estação, cada instante coloca-nos perante o dever de o testemunhar”, prosseguiu.

Auditório do edifício dos Paços do Concelho

Para Sílvia Machado “a riqueza dos anos é riqueza das pessoas, de cada pessoa que tem muitos anos de vida, experiência e história. É o tesouro precioso que toma forma no percurso da vida de cada homem e mulher, qualquer que seja a sua origem, sua proveniência, suas condições económicas ou sociais. A vida é um dom, e quando é longa é um privilégio, para si e para os outros”.

“Além disso, a idade madura hoje corresponde a estações diferentes da vida: para alguns é a idade em que cessa o compromisso de produzir, as forças declinam e aparecem os sinais de doença, da necessidade de ajuda e o isolamento social.para outros é o início de um longo período de bem-estar psicofísico e liberdade das obrigações de trabalho. Os idosos são o hoje e o amanhã! A velhice não é uma doença, mas um privilégio”, referiu na oportunidade.

Silvia Machado é supervisora em Casas de Acolhimento de Crianças e Jovens, Consultora e Auditora, em Sistemas de Gestão da Qualidade, Recursos Humanos, Gestão Organizacional e formadora em diversas Pós-Graduações, MBA e Masters. Possuiu um extenso currículo, onde entre muitos outros aspetos, se destacam as participações em congressos internacionais sobre envelhecimento.

Aspeto do auditório

“Satisfação por comprovar que podemos partilhar, ensinar e aprender até morrer. Foi tão bom receber tanta energia positiva, repleta de esperança, corações bondosos e altruístas! Senti-me acolhida e recebida de braços abertos, tendo tido a honra em receber uma peça grandiosa em renda file, técnica milenar, feita à mão para mim”, disse a propósito da presença nesta iniciativa da USAF.

Presentes na iniciativa estiveram os responsáveis da USAF, do Rotary Club de Felgueiras, o presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca, e o Comandante do Destacamento Territorial da GNR de Felgueiras, Nasser Zidane, entre outros convidados.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Livro sobre Assembleia Municipal apresentado no fecho das comemorações dos 50 anos de Abril

Com a presença de vários ex-presidente da Assembleia Municipal de Felgueiras e eleitos deste órgão, desde 1977 até...

Teste ao plano de emergência do Hospital e à resposta dos meios de primeira intervenção

O Hospital Agostinho Ribeiro, em Felgueiras, realizou este sábado, um teste ao Plano de Emergência. O simulacro consistiu...

Icónica Banda de Revelhe sob batuta felgueirense comemora 170 anos

A Banda de Música de Revelhe, dirigida pelo Maestro felgueirense Paulo Pereira, comemora 170 anos. As comemorações iniciam...

Homem de Regilde perde a vida em acidente de trabalho

Um homem de 61 anos de idade, residente em Regilde, Felgueiras, faleceu, esta sexta-feira, vítima de acidente de...