Modalidades de subscrição

Acesso gratuito (limitado)

Grátis
(gratuito)
  • Notícias de acesso livre;

Acesso para Particulares

12
0
/ ano
  • Notícias de acesso livre;
  • Conteúdos exclusivos;

Acesso Empresarial

25
0
/ ano
  • Notícias de acesso livre;
  • Conteúdos exclusivos;
  • Condições especiais de publicidade;

União de Freguesias de Vila Cova e Borba de Godim quer ‘anexar’ Macieira, Caramos, Vila Verde e Santão

Data

 

Aspeto do Largo de Santo António, na Lixa

A Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim aprovou, em reunião extraordinária, uma proposta para não desagregar as duas freguesias agregadas na reforma administrativa de 2012, e, desde já, concordar com a agregação de Macieira da Lixa e Caramos e Vila Verde e Santão.

Na reunião, convocada para se debater exclusivamente esta questão, a proposta, da autoria da coligação Sim Acredita, foi aprovada por unanimidade, disse ao Felgueiras Diário José Carlos Lopes, presidente da Assembleia de Freguesia.

O objetivo é criar uma união de freguesias com todas as freguesias que “se identificam com a Lixa”, o segundo pólo urbano do concelho e, assim, “criar uma autarquia mais forte”.

Refira-se que a atual União de Freguesias de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim, com cerca de 5.800 eleitores, é a segunda maior do concelho de Felgueiras.

Centro da Lixa

O FD sabe que as Uniões de Freguesias de Macieira da Lixa e Caramos e Vila Verde e Santão, vão promover reuniões das respetivas Assembleias de Freguesias para debater e aprovar a “junção” com Vila Cova da Lixa e Borba de Godim.

Se estas uniões aprovarem a agregação, poderá ser criada uma mega união de freguesias na Lixa com mais de 10 mil eleitores.

O tema da desagregação de freguesias foi relançado depois da Assembleia da República ter aberto as portas a essa possibilidade no final de 2020.

Desde o final do ano passado que as freguesias podem iniciar o processo de reversão das agregações da reforma administrativa que ficou conhecida pela “Lei Relvas”, com a entrada em vigor do regime transitório previsto na nova lei-quadro de criação, modificação e extinção destas autarquias.

Para a reversão da fusão das freguesias, o processo tem de ser iniciado na assembleia de freguesia, ser aprovado pela Assembleia Municipal e pela Assembleia da República.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Descubra a nova campanha da Goldenergy: “O Papagaio Cantor”

Conteúdo Patrocinado A Goldenergy, comercializadora de eletricidade 100% verde, lançou recentemente a campanha intitulada "O Papagaio Cantor". Este projeto...

Faleceu Pedro Sousa empresário e antigo craque da bola

O empresário e antigo futebolista Pedro Sousa faleceu esta sexta-feira, aos 56 anos de idade. Pedro Sousa era empresário...

Informação de Falecimento

Faleceu na sua residênciaSr. Pedro Fernando Brochado de Sousa aos 56 anosResidente na Rua do Poder Local,Moure -...

Dérbi no ‘Machado de Matos’: Felgueiras recebe Penafiel

Felgueiras e Penafiel medem forças este sábado em jogo da jornada 28 da Liga 2 agendado para as...