Mais de uma centena de alunos e seus professores de escolas do concelho, em representação de cinco escolas locais, participaram no projeto Pedagógico Escultura Românica 2022/2023.
O projeto decorreu entre 20 de outubro e 15 de novembro.
“Concebido em complementaridade com o currículo escolar, este Projeto, dinamizado pela Associação de Municípios do Vale do Sousa, proporciona aos alunos um dia diferente com a Rota do Românico, dando-lhes a conhecer o estilo românico, a sociedade e a cultura da época medieval do território dos vales do Sousa, Douro e Tâmega”, indica uma nota do Município de Felgueiras.
As atividades realizadas em Felgueiras dirigiram-se a alunos do 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico e desenvolveram-se com o intuito de contribuir para a divulgação do património local e da arte românica junto da comunidade escolar.
Os monumentos visitados pelos alunos foram o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, a Igreja de São Mamede de Vila Verde e a Igreja de São Vicente de Sousa.
A vereadora da Educação, Ana Medeiros, realçou a importância de promover o património local junto da comunidade educativa.
“Este projeto é uma mais valia, pois proporciona aos alunos um maior conhecimento acerca da história do nosso concelho e tem a particularidade de transmitir conteúdos e efetuar dinâmicas que permitem aos nossos alunos refletir sobre o estilo românico, a sociedade e cultura da época medieval no nosso território”, referiu.
PUB.