Hoje, a UD Torrados tem um campo próprio, 119 atletas nas suas fileiras, estabilidade, adeptos ferrenhos e um projeto desportivo, mas nem sempre foi assim. O clube fundado em 1984 viveu dificuldades ao longo da sua história sobretudo depois de ter ficado sem campo, longos anos…
O UD Torrados completa 39 anos de vida. O clube foi fundado a 30 de janeiro de 1984.
Criado numa freguesia industrializada, o clube fomentou a prática desportiva desde sempre, com especial enfoque no futebol.
Contou sempre com o entusiasmo dos adeptos, conhecidos pela sua efervescência, com o tecido empresarial e foi construindo o seu percurso.
Entre 2007 e 2021 andou com a casa às costas. Foram 12 anos difíceis.
O campo de futebol foi “ocupado” pelo Centro Escolar num processo conturbado que nunca foi aceite pelos associados e gerou grande celeuma, guerras, divisões…
A 18 de abril de 2021, o Parque Desportivo de Torrados foi inaugurado, com relvado sintético, e para trás ficaram anos de luta por um recinto desportivo próprio. Estava conquistado um sonho. O clube podia voltar a sorrir…
No dia em que o UD Torrados completa 39 anos de vida, Mário Silva, presidente da direção, disse ao Felgueiras Diário que a efeméride é recordada especialmente pela resiliência do emblema torradense ao longo dos tempos. “São 39 anos de muita entrega e resiliência, onde muitos foram passados fora da freguesia por não termos espaço para disputar os nossos jogos”, começa por afirmar.
A inauguração do Campo de Jogos foi marcante e é considerado um momento de viragem, em direção ao futuro, do clube local. “O ano de 2021 teve uma importância enorme e com ele veio o renascimento da formação que tinha parado nos finais dos anos 90”, sublinha.
Hoje, o clube tem escalões de formação e também futebol feminino.
Para o líder diretivo, o presente e o futuro passam pela aposta na formação. “O caminho ainda vai no início e seguramente que o futuro será risonho para este clube onde o foco é claramente um dia termos atletas formados de base na equipa principal. Temos filhos de ex-jogadores que marcaram este período de glória nas camadas jovens e isto claramente que nos enche de orgulho”, disse ainda.
Com critério e os pés bem assentes na terra, o clube, através do seu presidente, agradece os apoios recebidos.
“Resta-nos agradecer a todos os que diariamente contribuem para esse crescimento sustentado. Nunca iremos dar o passo maior que a perna senão as consequências podem ser desastrosas e não faltam exemplos por esse país fora. Parabéns a todos”, concluiu Mário Silva.