Durante dois dias, os Símbolos deste evento religioso de grande dimensão, que vai decorrer no nosso país em 2023, vão estar no concelho, passando por vários locais.
Os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude vão estar em Felgueiras nos dias 18 e 19 deste mês.
No âmbito da Peregrinação dos Símbolos, que está a percorrer as Dioceses de Portugal, a receção no concelho de Felgueiras acontecerá no dia 18, na cidade da Lixa. Os Símbolos estarão em Felgueiras até ao dia 19.
A Peregrinação chegará às 15 horas à Escola Secundária da Lixa, seguindo depois para o quartel dos Bombeiros Voluntários da cidade.
O programa compreende ainda uma receção na Câmara Municipal de Felgueiras, com o Símbolo da Cruz a ficar exposto no exterior.
Na Lixa, o Símbolo Ícone de Maria, ficará em exposição no Largo Dr. José Joaquim Coimbra, a partir das 19 horas.
Seguir-se-á a romagem dos símbolos até ao Santuário de Santa Quitéria. O símbolo da Cruz será levado, desde a Câmara Municipal, pelo caminho das Capelinhas, até ao Santuário de Santa Quitéria, enquanto o Ícone de Maria, será escoltado por Motards desde a Lixa até ao Monte das Maravilhas.
Desde 2003 que a cruz peregrina conta com a companhia do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços. Este ícone foi introduzido ainda pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens.
À noite, em Santa Quitéria decorrerá uma Vigília de Oração e Procissão de Velas.
No dia seguinte, será celebrada Eucaristia no Santuário (7 horas), seguindo-se a visita dos Símbolos ao Hospital Agostinho Ribeiro, Escola Profissional de Felgueiras, Bombeiros Voluntários de Felgueiras, Escola Secundária de Felgueiras, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos, Cercifel, Escola Básica e Secundária de Idães e Mosteiro do Bom Jesus de Barrosas.
Jornadas com milhões de jovens
As Jornadas Mundiais da Juventude vão decorrer em Lisboa em agosto de 2023, com a presença do Papa Francisco. São esperados dois milhões de jovens de todo o mundo.
As Jornadas foram criadas pela Papa S. João Paulo II, sendo destinadas aos jovens. O Papa definiu dois símbolos para as Jornadas: a Cruz e a Imagem de Maria.
A Jornada Mundial da Juventude conta com dois símbolos que a acompanham e representam: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Nos meses que antecedem cada JMJ, os símbolos partem em peregrinação para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem.