O setor do calçado vai avançar com uma campanha para atrair jovens para o setor industrial que, como se sabe, é o mais representativo em Felgueiras.
A campanha vai avançar no início do próximo ano letivo e terá a duração de três anos, adiantou Paulo Gonçalves, da Apiccaps, citado pelo jornal Eco.
Recorde-se que uma grande parte das empresas do setor do calçado está com dificuldades de recrutamento. Uma realidade que se vem acentuando e que agora os empresários pretendem combater com esta campanha de longo prazo.
A campanha irá passar pelas escolas, com especial incidência pelo ensino secundário, e engloba visitas de alunos às fábricas, ações de sensibilização, nomeadamente nas redes sociais, com destaque para o TikTok, onde os jovens “mais andam”.
Combater um certo “estigma” que é transmitido sobre o setor é um dos objetivos, sensibilizando os mais novos para o facto de o calçado ser um setor atrativo, moderno, que utiliza tecnologia e ferramentas digitais, além de ter uma componente cada vez mais evidente nos domínios da sustentabilidade e ambiente.
Atualmente existem 1.186 empresas e mais de 32 mil trabalhadores no setor do calçado.
Felgueiras, S. João da Madeira, Guimarães, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e a Benedita são os concelhos com o maior número de empesas do setor no país.