Rota do Românico promove a 4.ª edição do concurso escolar subordinado ao tema “A escultura na Rota do Românico.
A Rota do Românico lança, neste novo ano letivo, a quarta edição do concurso escolar subordinado ao tema “A escultura na Rota do Românico”.
O concurso tem como público-alvo a comunidade escolar, do ensino pré-escolar ao secundário, dos doze concelhos abrangidos atualmente pela Rota do Românico, nos vales do Sousa, Douro e Tâmega, entre eles Felgueiras.
“Os trabalhos concorrentes devem explorar, de forma criativa, o vasto património escultórico presente nos monumentos e centros de interpretação da Rota do Românico, como os tímpanos, capitéis, mísulas, cachorros, aduelas, siglas, frisos, entre outros pormenores artísticos”, refere uma nota informativa da Rota do Românico.
O concurso vai premiar os melhores trabalhos em três categorias, por nível de escolaridade. As turmas do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico concorrem na categoria de Modelagem, as do 2.º e 3.º ciclos na de Desenho e, por último, as turmas do ensino secundário submeterão os seus trabalhos na categoria de Fotografia.
A inscrição no concurso está aberta no sítio da internet da Rota do Românico até 31 de março de 2023.
Os trabalhos devem ser entregues até ao dia 19 de maio.
No anterior ano letivo, o concurso escolar da Rota do Românico, sob o tema “Tradições Populares”, recebeu 57 trabalhos, com a participação de 1036 alunos, 40 docentes e 23 estabelecimentos de ensino.
A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega: FELGUEIRAS, Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.