O treinador felgueirense que levou o Gil Vicente às competições europeias, numa época fora de série, recebeu o galardão na Gala do Desporto.
Ricardo Soares foi distinguido esta noite como treinador do ano na Gala de Desporto promovida pela Câmara Municipal de Felgueiras.
O prémio foi justificado pelo percurso do técnico na última época, levando o Gil Vicente às competições europeias pela primeira vez na sua história.
Recentemente, Ricardo Soares deixou o Al-Ahly, do Egito, para onde rumou depois da boa temporada nos gilistas.
“É um orgulho enorme receber um prémio da minha querida terra. Gostava de felicitar a Câmara de Felgueiras está a premiar os filhos da terra”, disse o técnico. “Dedico o prémio à minha família e à minha esposa e às minhas filhas, são que me transmite a força que tenho numa profissão exigente”.
“Agradeço à minha equipa técnica que tem dois felgueirenses Mauricio Vaz e Raúl Faria, ao Gil Vicente e ao Al Ahly, onde trabalhei o que me preencheu, foi uma grande experiência e aos felgueirenses que muito me apoiam”.
A Gala do Desporto de Felgueiras é uma iniciativa anual que distingue atletas, treinadores, clubes e dirigentes que se destacaram na última época desportiva.
Na época passada, foi Álvaro Pacheco, ex-treinador do Vizela, que arrecadou o galardão, depois de ter garantido duas subidas de divisão consecutivas ao serviço dos vizelenses.
Vítor Dias, Diretor Regional do IPDJ, esteve presente na iniciativa e recebeu um prémio de reconhecimento das mãos do presidente da Câmara, Nuno Fonseca.
O responsável referiu que não esperava a homenagem e lembrou que quem está no serviço público deve ser valorizado.
“A missão de serviço público é uma coisa nobre. Nos últimos tempos, aqueles que servem a causa pública têm sido maltratados e, vemos, que alguns tomam a árvore pela floresta, o que não é verdade. Servir a causa pública, é essencial para valorizar a democracia e dignificarmos a liberdade”, referiu.
“Deixo uma saudação especial a todos os que são a razão de estar aqui: os atletas e os seus pais e encarregados de educação”, acrescentou.
“Felicito a Câmara pela Gala que premia o mérito no desporto, cujos valores são nobres”, concluiu.
Nuno Fonseca deixou palavras de reconhecimento aos atletas, clubes e outros agentes desportivos concelhios.
“Deixo uma palavra de gratidão pelo esforço que fazem todos os dias em prol do desporto. Ser hoje desportista é um modo de vida também. Ao praticar desporto, ganhamos qualidade de vida e saúde e ajudamos a desviar as gerações mais novas de caminhos duvidosos. Deixo um agradecimento especial aos campeões e aos pais que apoiam os filhos na prática do desporto”, começou por dizer.
“Não há troféu nenhum que pague o esforço que cada um faz, nem o mérito que tem. Em Felgueiras, sabemos bem o que é trabalho árduo, sabemos o que é vencer. Vamos continuar assim, a estar na frente ou em primeiro”, terminou.
PRÉMIOS
DIRIGENTE DO ANO: Miguel Brochado, presidente do Várzea FC
DESPORTO ESCOLAR: Mariana Teixeira
DESPORTO ADAPTADO: JÉSSICA TEIXEIRA
EQUIPA JOVEM: Juvenis femininos UD Várzea
EQUIPA SÉNIOR DO ANO: Estafeta mista do UD Várzea
TREINADOR DO ANO: Ricardo Soares
CLUBE DO ANO: FOCA Quinta da Lixa
ATLETA REVELAÇÃO DO ANO FEMININO: ANA BEATRIZ VIEIRA
ATLETA REVELAÇÃO DO ANO MASCULINO: Gonçalo Pereira
ATLETA DO ANO: Francisco Martins
ATLETA DO ANO: Rui Pinto