“Resistentes” viram a benção da Chave de S. Pedro e ouviram “sermão”

Data

 

BENÇÃO DA CHAVE – IMAGEM MAIS NORTE

A hora já ia adiantada, já passava da 1 hora da manhã, quando o Padre José Pereira, Reitor do Santuário de Santa Quitéria, procedeu à benção da Chave de S. Pedro, Padroeiro do concelho de Felgueiras, que ontem foi instalada em frente ao edifício dos Paços do Concelho.

71 grupos de tocadores de bombo participaram à chuva na iniciativa “A Chave” que anuncia a realização das festas do concelho. Só após o desfile de todos os grupos, se realizou a benção da Chave do Padroeiro, como é habitual.

O Padre Pereira leu o Evangelho – que será proclamado na Missa da Festa de S. Pedro – onde Jesus Cristo declara que as Chaves do Céu serão entregues a S. Pedro, primeiro Papa da Igreja fundada por Jesus Cristo (Mateus 16, 13-19) e depois, com o seu bom sentido de humor disse que “com tanta chuva caída do céu quase que não era preciso abençoar a chave de S. Pedro”, no entanto declarou que todos os presentes, “os resistentes” iriam receber “uma gotas da água benta”. E assim aconteceu.

Pub.

Numa breve, mas profunda homília, o Reitor do Santuário de Santa Quitéria, estabeleceu um paralelismo entre os tempos de ditadura “em que não eram necessárias chaves para as portas” e os da liberdade “em que todas as casas além das chaves precisam de sistemas de segurança” para concluir que nos falta “a chave do céu” para vivermos a plena liberdade de Deus, dada por intermédio de Jesus Cristo. A chave que “afasta a maldade, a intriga, o mal”, disse o Sacerdote.

A terminar, referiu, no seu estilo peculiar, que depois do exemplo desta noite e madrugada “com a resistência à chuva” é um dado certo que mesmo com chuva abundante “as Igrejas vão ficar cheias”.

Por seu turno, o presidente da Câmara de Felgueiras, Nuno Fonseca, agradeceu a todos os que participaram no evento, mesmo com chuva, fazendo de “A Chave” um grande evento.

Depois, foi divulgado o programa das festividades, onde se destaca o concerto de Rui Veloso, na noite do dia 28 de junho, o Cortejo das Flores, no dia 29, dia de S. Pedro, as marchas populares e o concerto com Ruizinho do Acordeão, no dia 30.

Pub.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Condenado a 15 anos e meio de prisão por violação

O Tribunal de Penafiel condenou a 15 anos e meio de prisão o homem que violou a sobrinha...

Banda de Música da Lixa e Sofia Escobar em concerto “improvável”

A Banda de Música da Lixa e Sofia Escobar vão atuar no domingo na Casa das Artes de...

Faleceu António Magalhães, Naia para o mundo das artes

O artista felgueirense Naia, nome artístico de António Manuel Ribeiro de Magalhães, faleceu esta quarta-feira, aos 68 anos,...