A felgueirense Bárbara Maias foi 3ª classificada na primeira prova do Campeonato de Epic Ibérico, em Karting que decorreu no Kartódromo de Rilhadas, em Fafe (Classe 3, categoria júnior).
A prova foi ganha pelo felgueirense António Lopes. No 2º lugar ficou também o felgueirense Eduardo Carvalho.
Nas qualificações, Bárbara Maias fez o melhor tempo da classe júnior (46,831 segundos) garantindo a pole position para a primeira corrida do dia, entre rapazes e raparigas.
A equipa estava radiante pelas prestações da felgueirense, já que era primeira na geral, entre rapazes e raparigas.
Na primeira prova, a partida correu de forma agressiva entre pilotos, com toques ilegais logo na primeira curva, sendo que no final da primeira volta Bárbara Maias, já com a prova interrompida (os comissários mostraram a bandeira vermelha e teria que recomeçar a prova novamente) um piloto envolve-se num despiste colhendo o kart de Bárbara Maias, causando imensos danos materiais. Os danos eram tão graves que a impediram de iniciar a primeira prova do dia.
Numa luta contra o tempo, a equipa de mecânicos conseguiu em 10 minutos reparar os imensos danos (coluna de direção partida, estirantes de direcção torcidos, balões laterais rebentados, suportes partidos e radiador totalmente empenado), permitindo que Bárbara Maias entrasse para fazer a duas últimas voltas para primeira prova do dia.
Na segunda e última prova do dia no último lugar da grelha da geral, a jovem piloto partiu da 12ª posição da grelha com um Kart muito mal tratado, mas pronta para correr. Toda a equipa MSpeedy estava apreensiva, pois Bárbara Maias estava com um olhar que parecia estar noutra dimensão.
Na partida para a segunda e última prova do dia e a ‘princesa do asfalto’, como é conhecida, começa a reviravolta do dia, galvanizando os adeptos da modalidade. Ao fim de duas voltas já ia em primeiro lugar da geral e ao fim das doze voltas da prova Bárbara sorria e com um olhar sereno a acabar a segunda e última prova do dia em primeiro lugar, deixando o segundo classificado a mais de 8 segundos de distância.
Conseguiu um 3º lugar atrás Eduardo Carvalho (2º) e de António Lopes, ambos também felgueirenses.
A próxima prova é em março.