O Pão de Santo António vai ser distribuído esta quinta-feira durante a missa em honra do santo “casamenteiro” e amigo dos pobres.
A celebração, presidida pelo Padre Abílio Barbosa, Pároco da Lixa, vai decorrer a partir das 19 horas na Capela de Santo António, no centro da cidade, ao lado da casa onde nasceu e viveu Leonardo Coimbra.
A devoção a Santo António é ancestral na Lixa e em todo o mundo.
A preparação do Pão do Santo António – que será distribuído hoje, simbolicamente, tem como objetivo recriar uma tradição – foi realizada por um grupo de fiéis.
O Santo é conhecido pelos seus milagres e pelo seu coração amigo dos pobres e dos mais desfavorecidos.
A história do “Pão de Santo António” remonta a um facto curioso.
António comovia-se tanto com a pobreza que, certa vez, distribuiu aos pobres todos os pão do convento em que viva. O frade padeiro ficou em apuros, quando, na hora da refeição, percebeu que os frades não tinham que comer: “os pães tinham sido roubados”.
Atónito, foi contar ao santo o ocorrido. Este mandou que verificasse melhor o lugar em que os tinha deixado. O irmão padeiro voltou estupefacto e alegre: os cestos transbordavam de pão, tantos que foram distribuídos aos frades e aos pobres que visitavam o convento.
A partir de acontecimentos como este, espalhou-se por todo o mundo, o costume de colocar nas igrejas uma caixa para esmolas do “Pão dos pobres”.
pub.