Os centros das cidades de Felgueiras e da Lixa e da Vila de Barrosas foram transformados num mega “estendal de roupa”, mas não por acaso. São peças de roupa com mensagens escritas por crianças a propósito do 35.º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, celebrado a 20 de novembro.
Entre as mensagens, escritas nas peças de vestuário, estão os direitos fundamentais das crianças, como brincar, ter segurança, família, direito à educação, à liberdade, entre outros.
A iniciativa é da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Felgueiras que, assim, se associou à Campanha Nacional promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.
Este evento é realizado em articulação com os agrupamentos escolares de Felgueiras, a Escola Secundária de Felgueiras e várias IPSS, contando ainda com o apoio imprescindível do município de Felgueiras.
Entre as atividades realizadas, destaca-se a iniciativa “Estendal dos Direitos”, que envolveu crianças, docentes e famílias na criação de estendais de tecido ilustrando os direitos das crianças.
A Convenção sobre os Direitos da Criança foi adotada por unanimidade pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de novembro de 1989, sucedendo à Declaração dos Direitos da Criança de 1959. Portugal ratificou este documento em 1990, comprometendo-se com a sua implementação e divulgação.
PUB.