Abril é o mês da prevenção dos maus tratos na infância. Um fenómeno que preocupa e ao qual a sociedade, os pais, os professores, no fundo cada um de nós, deve estar atento.
Esta quarta-feira, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Felgueiras, organizou mais uma atividade no âmbito do mês da prevenção de maus tratos na infância. Foi no Mercado Municipal, com a participação da Banda Marcial da GNR do Porto que deu um concerto animado com temas bem conhecidos dos mais nomes. Canções populares que fizeram as crianças presentes vibrar de alegria.
Na oportunidade, a Vereadora da Ação Social na Câmara de Felgueiras, Rosa Maria Pinto, aproveitou para lembrar que “é necessário todos estarmos atentos aos sinais, por mais pequenos que possam parecer, no sentido de detetar algo que não está bem e que pode ajudar a prevenir maus tratos nas crianças”.
A autarca referiu ainda “que a prevenção dos maus tratos é um trabalho de todo o ano” e que “iniciativas como a que decorre até ao final do mês, servem para estarmos alerta para os sinais que as crianças nos possam dar, no sentido de atuarmos a tempo”.
“A crise atual, da habitação e da inflação, podem contribuir para que alguns casos surjam…temos de estar atentos aos sinais no sentido de prevenir os maus tratos a tempo”, lembrou.
Também Dina Peixoto, responsável da CPCJ, frisou a importância deste género de ações no sentido da prevenção. “Este é um mês especial na prevenção dos maus tratos. É muito importante falar desta questão. Os maus tratos existem sobre várias formas e podem ser evitados com a ajuda de todos: famílias escolas, autoridades e outros parceiros. Na proteção as crianças e jovens, todos são importantes”, alertou.