Investimento de cerca de 200 mil euros pretende fazer deste património ambiental uma das atrações turísticas do concelho de Felgueiras.
As “Levadas de Jugueiros” vão ser requalificadas com o objetivo de as tornar uma atração turística concelhia.
A autarquia anunciou, no Dia Mundial do Turismo, assinalado a 27 de setembro, que vai avançar com uma intervenção que pretende “a preservação, valorização e fruição do património ambiental, histórico e cultural e a eficiência energética com o desenvolvimento turístico, contribuído para robustecer a oferta dos produtos turísticos Turismo de Natureza e Turismo Cultural e Paisagístico”.
As “Levadas de Jugueiros” resultado do facto de desde tempo remotos, o homem ter tirado partido da água como força motriz e fonte de irrigação, criando um complexo sistema de levadas, moinhos, e mais recentemente canais e centrais de produção de energia elétrica.
Os rios Vizela, Ferro e Bugio, que passam em Jugueiros, foram em tempos uma fonte de prosperidade para as populações e hoje desenham na paisagem quadros de rara beleza.
Nuno Fonseca, Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, adiantou que “o Município de Felgueiras prossegue a sua visão estratégica, a sua missão e valores para o desenvolvimento sustentável do turismo”.
“É com muita satisfação que divulgamos, nesta data carregada de simbolismo (Dia Mundial do Turismo), que vai avançar para execução do projeto “Levadas de Jugueiros”, referiu.
A intervenção conta com uma comparticipação de 80%, de subsídio não reembolsável de 159.971,59 euros, num valor de investimento elegível de 199.964.49 euros.
Por seu turno, Joel Costa, Vereador com o Pelouro do Turismo, explicou o objetivo desta intervenção.
“Trata-se de um projeto que conjuga a preservação, valorização e fruição do património ambiental, histórico e cultural e a eficiência energética com o desenvolvimento turístico, contribuído para robustecer a oferta dos produtos turísticos Turismo de Natureza e Turismo Cultural e Paisagístico”, salientou.