A Salta Fronteiras Associação vai realizar uma ação internacional dedicada ao tema da sustentabilidade ambiental, em Felgueiras, entre 6 a 10 de Novembro, que vai receber participantes de várias organizações, provenientes da Grécia, Itália, Espanha, Letónia e Portugal.
Esta iniciativa, com o título de “Next Step: Youth Workers in Climate Ation”, apoiada e financiada pela Comissão Europeia e a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, vai contar com 32 participantes que durante cinco dias vão analisar os diversos obstáculos à plena participação dos jovens nos processos de tomada de decisão associados à crise climática, “com o objetivo de construir ferramentas de intervenção para contribuir para a o fortalecimento do setor da juventude na promoção de mecanismos de participação juvenil inclusivos no âmbito das respostas à crise ecológica e ambiental que vivemos”, refere a organização.
“A crise climática é um dos desafios mais prementes da atualidade, e o envolvimento dos jovens na procura e implementação de soluções é essencial. Em diversos países europeus, apesar da grande adesão à Greve climática estudantil, e de vários políticos estarem a consultar avidamente os jovens, tal não ocorre de forma estruturada. Existem diversos obstáculos à plena participação dos jovens nos processos de tomada de decisão associados à crise climática”, acrescenta ainda a organização do evento, que “vai potenciar a formação de uma rede de trabalho internacional, no quadro da temática da sustentabilidade”.