Dissertação na Universidade de Coimbra sobre obra infantojuvenil mereceu o reconhecimento.
O escritor José Carlos Pereira acaba de ver distinguido um trabalho académico da sua autoria, que desenvolveu na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Trata-se da sua dissertação de mestrado em Estudos Clássicos – Poética e Hermenêutica, trabalho intitulado Adaptação e intertextualidade na obra infantojuvenil “Contos Gregos”, de António Sérgio, agora distinguido com menção honrosa do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2023, na categoria de Estudos e Investigação, promovido pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, de Lisboa.
A distinção será entregue no próximo dia 24, no salão Voz do Operário, numa cerimónia que conta com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
A dissertação aborda a adaptação e intertextualidade que António Sérgio realizou em 1925 a partir de obras da Antiguidade greco-latina para a literatura infantojuvenil do seu tempo, nomeadamente da Odisseia homérica; de Metamorfoses, de Ovídio; e d’ A Argonáutica, de Apolónio de Rodes
De todas as candidaturas admitidas a concurso, o referido estudo é o único na área da literatura; os restantes prendem-se mais diretamente com as áreas da Economia Social, Cooperativismo, Mutualismo, Misericórdias, etc. No entanto, o júri concluiu que o trabalho de José Carlos Pereira, indo ao encontro do ideário pedagógico de António Sérgio, está, também, relacionado com os princípios da solidariedade social e da democracia.
Pub.