José Carlos Pereira publica artigo académico sobre a escravatura na Antiguidade Clássica

Data

 

JOSÉ CARLOS PEREIRA

José Carlos Pereira, escritor natural de Felgueiras, conhecido dinamizador cultural e investigador académico, acaba de ver publicado um artigo de investigação histórico-literária de 23 páginas na Revista de Letras da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), na área Estudos Literários. 

pub.

O artigo tem por título “Os escravos e a escravatura na Antiguidade Clássica e as suas incidências temáticas em Os Cativos, de Plauto (Comédia Romana)”. 

Trata-se de um texto trabalhado com minúcia e estruturado em subtítulos. Aborda a temática da escravatura na Grécia e Roma antigas, cujas análises históricas, filosóficas e literárias dão a conhecer as diferentes condições sociais e jurídicas vividas pelos escravos; os modos (também diferenciados) como alguns deles ascendiam à liberdade, que era sempre relativa e condicionada, e como por vezes a perdiam. 

pub.

A mencionada investigação refere o impressionante mercado de escravos em todo o Mediterrâneo, com destaque para a ilha grega de Delos, e as torturas mais horripilantes sofridas pelos humanos nessa condição. Fala dos cativos capturados após a derrota nas guerras e por pirataria, das estimativas e do elevado número de escravos no mundo romano e da política de Roma sobre os cativos da Segunda Guerra Púnica.

Por fim, este artigo académico refere como a literatura grega e latina abordaram o fenómeno da escravatura, com grande destaque para Plauto, comediógrafo romano, que trouxe a temática a público, não de forma trágica – aliás, risível, e de uma inteligência muito subtil.

Eis o link do referido do artigo académico:

https://revistadeletras.utad.pt/index.php/revistadeletras/article/view/534/277

pub.

Recorde-se que José Carlos Pereira recebeu, em 24 de janeiro deste ano, n’ A Voz do Operário, em Lisboa, a distinção honrosa do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2023, na categoria de Estudos e Investigação, atribuída pela Casa António Sérgio, pela sua dissertação “Adaptação e intertextualidade na obra infantojuvenil Contos Gregos, de António Sérgio”, defendida na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, trabalho este também relacionado com a Antiguidade Clássica.

pub.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Rosa Prata é a nova presidente da Delegação de Felgueiras da Ordem dos Advogados

Rosa Prata é a nova presidente da Delegação de Felgueiras da Ordem dos Advogados. Ao ato eleitoral, que...

Bombeiros homenageados na 2ª Gala

A 2ª Gala do Bombeiro vai decorrer no dia 04 de abril (21 horas) na Praça Dr. Machado...

Tradicional procissão do Senhor dos Passos em Caramos é este domingo

A tradicional Procissão do Senhor dos Passos realiza-se este domingo em Caramos. Trata-se de uma iniciativa religiosa, de...

Felgueiras perde em Mafra pela margem mínima

O FC Felgueiras perdeu na noite desta segunda-feira em Mafra por 1-0 em jogo da 27ª jornada da...