A inauguração do espaço museológico “Passado, presente e futuro”, na antiga Escola Primária nº1 de Felgueiras, teve uma convidada especial.
Trata-se da professora Deolinda Simões que exerceu funções naquele estabelecimento de ensino, marcando gerações de felgueirenses. Esteve presente no evento para ver a transfiguração de uma casa que conheceu durante anos.
A escola funcionou durante cerca de 80 anos, tendo sido construída nos anos 20 do século XX com a tipologia desenhada pelo arquitecto Adães Bermudes, autor de vários projetos no país como o edifício do Banco de Portugal em Ponta Delgada, S. Miguel, nos Açores, a Igreja de Amorim, na Póvoa do Varzim, o Hospital da Covilhã e a estátua do Marquês de Pombal, em Lisboa, entre outros.
Deolinda Simões, recorde-se, foi professora do primeiro ciclo do ensino básico, em Felgueiras, durante mais de 40 anos. Tem 81 anos de idade.
Na antiga escola “Adães Bermudes”, hoje um espaço revitalizado para acolher o “museu municipal”, Deolinda Simões ensinou várias gerações de felgueirenses que nunca mais a esqueceram, por isso a sua presença na inauguração do equipamento não passou despercebida até mesmo ao presidente da Câmara Municipal Nuno Fonseca que recordou o facto de ter sido seu aluno e guardar na memória os ensinamentos colhidos.
Foi uma das convidadas de honra do ato inaugurativo do novo espaço museológico local.
VEJA MAIS FOTOS
Pub.