História de Felgueiras imortalizada na antiga escola primária da cidade

Data

 

O espaço museológico “Passado, presente e futuro” foi inaugurado esta sexta-feira. A cerimónia contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca, do presidente da Assembleia Municipal, José Campos, elementos do executivo, autor do projeto e o arquiteto que desenhou a recuperação da antiga “Escola Adães Bermudes”, conhecida como Escola sede nº1, na Rua Costa Guimarães.

Trata-se de um espaço onde é explicada a história de Felgueiras, desde a pré-história até à atualidade, passando pelos principais marcos e acontecimento da vida do território felgueirense.

“Não posso deixar de referir a vontade dos que nos antecederam em recuperar este edifício, mas existia do ponto de vista estrutural uma falha que levaria a ter uma dificuldade em criar um espaço de museologia, o que alteramos permitindo que o espaço ficasse funcional”, começou por explicar Nuno Fonseca.

“Quisemos dar vida a este espaço, conseguimos financiamento através de uma candidatura, e ainda trouxemos a Loja Interativa de Turismo que estava na Casa das Torres, isto é, o ponto de partida para as pessoas saberem o que podem visitar em Felgueiras”, explicou ainda o presidente da edilidade.

Nuno Fonseca destacou ainda a funcionalidade de todo o edifício, que possuiu mais espaços, além do que está ocupado pela área museológica.

“Estou orgulhoso do que conseguimos porque aqui estão as memórias da nossa terra. Este é um espaço aberto à comunidade que também pode acolher outras atividades culturais como apresentações de livros, pequenos concertos de música e atividades culturais”, concluiu.

A criação de um museu dedicado ao calçado tem sido assunto recorrente, mas, segundo o autarca, não era possível concretizá-lo na escola sede.

“Este espaço não tem área suficiente para um Museu de Calçado, mas esse é um projeto que queremos concretizar”, adiantou.

Brevemente, anunciou o autarca, a Casa do Assento, em Friande, será reaberta. É também um espaço museológico.

No final da cerimónia, o historiador Carlos Ferreira, explicou o que o “museu” apresenta, numa visita guiada pelos caminhos da história.

Foto: Felgueiras Diário
CARLOS FERREIRA EXPLICA PORMENORES DO ESPAÇO “PASSADO, PRESENTE E FUTURO”

Pub.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Condenado a 15 anos e meio de prisão por violação

O Tribunal de Penafiel condenou a 15 anos e meio de prisão o homem que violou a sobrinha...

Banda de Música da Lixa e Sofia Escobar em concerto “improvável”

A Banda de Música da Lixa e Sofia Escobar vão atuar no domingo na Casa das Artes de...

Faleceu António Magalhães, Naia para o mundo das artes

O artista felgueirense Naia, nome artístico de António Manuel Ribeiro de Magalhães, faleceu esta quarta-feira, aos 68 anos,...