Felgueiras recebeu o programa ‘ABC da Bola’ esta quarta-feira, com a Escola EB nº1 de Felgueiras a servir de base para a assinatura do protocolo entre a Associação de Futebol do Porto e o Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa.
No ato simbólico da assinatura, estiveram, além dos responsáveis da Associação de Futebol do Porto, com o Vice-Presidente Domingos Santos a liderar a “comitiva”, Joel Costa, Vereador do Desporto da CM Felgueiras, José Campos, Presidente da Assembleia Municipal e de António Sousa, Diretor do Agrupamento de Escolas.
FC Lixa, ACR Sendim e UD Torrados estiveram presentes.
O antigo futebolista profissional Helton, histórico guardião do FC Porto, esteve presente, o que agradou aos mais novos, participando numa pequena conversa sobre a importância da prática desportiva, tirando fotografias e dando muitos autógrafos.
Joel Costa, Vereador do Desporto da CM Felgueiras, referiu, na oportunidade, que para “nós, “o Município, a aposta no desporto tem estado em crescimento e os clubes são um exemplo disso”, sublinhando que tem “sido feito um esforço muito grande no apoio ao futebol e ao futsal”.
“Somos realmente um parceiro muito forte da Associação de Futebol do Porto, temos uma relação de muita proximidade. O ABC da Bola, pode ser uma mais-valia para a democratização do desporto, do futebol e do futsal nas nossas crianças. Nós sabemos que há sempre a possibilidade de eles praticarem quer o futebol quer o futsal nos nossos clubes, mas sabemos que o podemos fazer gratuitamente na escola e com os seus colegas. Tenho a certeza de que tendo estas horas no currículo escolar podemos criar aqui a possibilidade das meninas poderem praticar este desporto”, terminou.
Por seu turno, António Sousa, Diretor do Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa, explicou que o Agrupamento que dirige tem “muito gosto em acolher projetos que contribuam para o crescimento e desenvolvimento pessoal e social dos alunos. Nada melhor do que fazer um protocolo com quem tem uma longa experiência neste campo da atividade física. A AF Porto tem dado provas e tem demonstrado querer estar presente nos concelhos para colaborar nestas atividades. Obrigada por nos escolherem a nós, acho que merecemos, e estamos abertos a todos os projetos.”
Por fim, Helton disse que “é um prazer participar neste projeto e não somente pelo futebol ou o futsal, mas também pela educação, ter a escola e o futebol aliados ainda melhor fica. Tenho de agradecer a humildade do Sr. Coordenador porque não somente pensou neste Agrupamento, mas pensou em alargar esse projeto.”