A investigadora felgueirense Diana Pinheiro conquistou uma das prestigiadas bolsas atribuídas este ano pelo European Research Council (ERC), no valor de 1,5 milhões de euros.
Investigadora do Instituto de Investigação de Patologia Molecular, em Viena, na Áustria, está a estudar os mecanismos que regulam a formação e o desenvolvimento dos embriões. A investigação será financiada ao longo dos próximos cinco anos, ao abrigo de uma das “Starting Grants 2023” do ERC, anunciou a Universidade do Porto.
“O projeto liderado pela investigadora no IMP procura perceber como é que os tecidos ou órgãos adquirem a sua estrutura característica durante o desenvolvimento embrionário, e como a informação (ou instruções) necessária(s) para organizar este processo é transferida do nível molecular para a escala celular e eventualmente coordenada ao nível do organismo”, explica uma nota da UP.
Este é um processo complexo que de acordo com Diana Pinheiro, citada pela UP, “seria como tentar construir um arranha-céus com milhares de empregados sem ter um arquiteto”.
Diana Pinheiro prossegue, explicando que tal como “construir um edifício, para “construir” um embrião é preciso perceber onde e quando é preciso gerar forças físicas para movimentar as células, as unidades básicas que compõem todos os nossos tecidos e órgãos. Entender que mecanismos físicos agem para coordenar o movimento de centenas/milhares de células e, saber como estes são regulados ao nível molecular é o principal objetivo deste projeto.
Pub.
Diana Pinheiro é licenciada em Bioquímica pela FCUP e pelo ICBAS.
Completou ainda o Programa Doutoral em Biologia Básica e Aplicada (ICBAS) pelo ICBAS e pela Universidade Pierre e Marie Curie, em França.
Membro efetivo e líder de Grupo no Instituto de Investigação em Patologia Molecular, em Viena da Áustria, foi bolseira de Pós-Doutoramento, de 2017 a 2022, no Instituto de Ciência e Tecnologia da Áustria (ISTA), Klosterneuburg.
Já conquistou vários prémios científicos, entre os quais, o «PhD Fellowship Award», atribuído pela FRM -Fundação para a Investigação Médica (2016), o «PhD Award: Os Grandes Avanços Franceses em Biologia, atribuído pela Academia Francesa de Ciências (França), o «PhD Award: Nine Choucroun-Fondation Edmond de Rothschild», atribuído pela Fundação Edmond de Rothschild, França (2017), e duas Bolsa de Longa Duração atribuídas, em 2018, pelo Human Frontier Science Program (HFSP) e pela Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO).
Pub.