Os 11 municípios da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, entre os quais o de Felgueiras, aprovaram na última reunião do Conselho Intermunicipal, implementar um conjunto de medidas de eficiência energética.
O objetivo é à redução do consumo de energia na região e, consequentemente, a uma poupança na fatura energética.
“Esta decisão surge na sequência da Resolução do Conselho de Ministros n.º 82/2022, de 27 de setembro, que procede à definição de medidas preventivas que permitam fazer face à atual situação e a eventuais disrupções futuras, tendo sempre em vista a garantia da segurança do abastecimento de energia”, indica fonte da CIM.
As medidas de eficiência energética aprovadas abarcam as várias componentes de gestão municipal, designadamente iluminação pública, gestão de edifícios, monumentos, espaços públicos e equipamentos municipais, contexto laboral e sensibilização da população, permitindo aos municípios da CIM do Tâmega e Sousa ajustar as medidas à sua realidade municipal, através da elaboração de planos de poupança de energia.
A melhoria da eficiência energética nas infraestruturas públicas da administração local, apoiando a implementação de medidas integradas de promoção da eficiência energética e racionalizando os consumos, é uma das prioridades da CIM do Tâmega e Sousa, inscrita no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa.
“A implementação das medidas de eficiência energética aprovadas vem reforçar e garantir uma maior eficiência e sustentabilidade energética para todos os concelhos, de forma a mitigar os efeitos provocados pela crise energética na Europa”, garante a Comunidade Intermunicipal.
PUB.