Faleceu o Padre Francisco ‘da Mata’

Data

 

PADRE FRANCISCO

Faleceu o Padre Frei Francisco José Rodrigues, OC., antigo Pároco em Varziela, Unhão e Lordelo. Contava 80 anos de idade.

Natural de Ribeira de Pena, onde nascei a 15 de novembro de 1943, o Padre Francisco ou Padre ‘Chico da Mata’, como era carinhosamente conhecido em Felgueiras e na Comunidade da Mata, na Longra, estava desde setembro do ano passado na Casa de S. Nuno, em Fátima, devido a problemas de saúde.

Era um Sacerdote muito conhecido e acarinhado a quem muitas pessoas recorriam. Exerceu as funções de Pároco em Felgueiras cerca de 12 anos.

O funeral realiza-se na segunda-feira, pelas 15h30, desde a Comunidade da Mata para o cemitério de Lordelo. O velório, com Eucaristia Exequial, terá lugar este domingo, dia 4, pelas 17h30.

À família e à Comunidade da Mata, o Felgueiras Diário endereça as mais sentidas condolências.

LEIA A NOTA DE PESAR E DADOS BIOGRÁFICOS

Pub.

Nota de Falecimento – Padre Francisco José Rodrigues

O Frei Francisco José Rodrigues nasceu a  15.11.1943 , na paróquia de São Salvador – Ribeira de Pena, Diocese de Vila Real, onde foi Batizado a 22.11.1943. Lá passou a infância e os primeiros passos académicos e veio a ingressar no Seminário Carmelita, na Falperra, Braga, em setembro de 1955.  A 07.09.1962, inicia o novicia o tempo de Noviciado na Quinta da Mata – Felgueiras. Emite a Profissão Simples a 08.09.1963 na mesma comunidade da Quinta da Mata – Felgueiras e a 14.05.1967,  emite a Profissão Solene na Falperra – Braga. Foi Ordenado Presbítero a 19.07.1970, na sua terra natal em Ribeira de Pena.

PADRE FRANCISCO JOSÉ RODRIGUES, OC.

    Ao longo dos seus 60 anos de Profissão Religiosa e os 53 de ministério presbiteral, o Frei Francisco residiu alternadamente em praticamente todas as comunidades do Comissariado da Ordem do Carmo em Portugal. Ao longo deste tempo desempenhou um vasto leque de serviços e missões: foi Conselheiro do Governo da Ordem do Carmo em Portugal; colaborou na Formação nas fases do Seminário, Pré-Noviciado e Profissão Simples; foi Delegado para a Familia Carmelita durante vários anos onde deixou uma notória marca e dinâmica; exerceu o múnus pastoral, sendo um dos pioneiros na organização e criação da paróquia de Santo António dos Cavaleiros e foi pároco em Unhão, Lordelo e Varziela na diocese do Porto; foi assistente de diversos movimentos, salientando-se o seu apoio aos Cursos de Cristandade, Equipas de Nossa Senhora, Convivios Fraternos e Corpo Nacional de Escutas; foi Diretor do Centro de Estudos e da Residência Univsersitária da Ordem do Carmo em Lisboa.

Além disso, orientou retiros, novenas, trifuos e pregações;  notabilizou-se no acolhimento e orientação espiritual e foi um dinâmico divulgador da espiritualidade e dos simbolos carmelitas, em particular, o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo.

Participou ativamente na redação e organização da Revista Familia Carmelita e de outros documentos da Ordem do Carmo.

Passou alguns periodos curtos de tempo em Missões, em especial em Moçambique e em Timor Leste.

Foi vice-postulador do processo de Canonização de São Nuno de Santa Maria – o Santo Condestável Nuno Álvares Pereira – canonizado em Roma a 26 de agosto de 2009 pelo Papa Bento XVI. A Ordem do Carmo e a Igreja agradecem ao Frei Francsico Rodrigues todo o serviço prestado a Jesus Cristo e ao seu Reino. Que Nossa Senhora do Carmo, a quem ele tanto amava e a quem tanta devoção prestava, São Nuno e todos os Santos Carmelitas entoem hinos de louvor a Deus e acolham no Céu este frade e sacerdote carmelita que fez da sua vida um Dom e uma Profecia da Eternidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Francisco Teixeira conquista ouro nos 100 metros mariposa

Francisco Teixeira, do Foca Quinta da Lixa, conquistou ouro nos 100 metros mariposa no Open de Portugal que...

José Campos agraciado a título póstumo com o mais alto galardão dos bombeiros

José Campos, que durante 38 anos serviu os Bombeiros, tendo sido Comandante dos Bombeiros da Lixa, dirigente da...

Francisca Martins venceu destacada no Jamor

A felgueirense Fancisca Martins, do Foca Quinta da Lixa, foi a mais rápida nos 400 livres femininos, no...

Despiste na rotunda complica trânsito

Um despiste de um automóvel ligeiro, ocorrido esta tarde, está a complicar o trânsito na rotunda de acesso...