Faleceu o Padre Frei Francisco José Rodrigues, OC., antigo Pároco em Varziela, Unhão e Lordelo. Contava 80 anos de idade.
Natural de Ribeira de Pena, onde nascei a 15 de novembro de 1943, o Padre Francisco ou Padre ‘Chico da Mata’, como era carinhosamente conhecido em Felgueiras e na Comunidade da Mata, na Longra, estava desde setembro do ano passado na Casa de S. Nuno, em Fátima, devido a problemas de saúde.
Era um Sacerdote muito conhecido e acarinhado a quem muitas pessoas recorriam. Exerceu as funções de Pároco em Felgueiras cerca de 12 anos.
O funeral realiza-se na segunda-feira, pelas 15h30, desde a Comunidade da Mata para o cemitério de Lordelo. O velório, com Eucaristia Exequial, terá lugar este domingo, dia 4, pelas 17h30.
À família e à Comunidade da Mata, o Felgueiras Diário endereça as mais sentidas condolências.
LEIA A NOTA DE PESAR E DADOS BIOGRÁFICOS
Pub.
Nota de Falecimento – Padre Francisco José Rodrigues
O Frei Francisco José Rodrigues nasceu a 15.11.1943 , na paróquia de São Salvador – Ribeira de Pena, Diocese de Vila Real, onde foi Batizado a 22.11.1943. Lá passou a infância e os primeiros passos académicos e veio a ingressar no Seminário Carmelita, na Falperra, Braga, em setembro de 1955. A 07.09.1962, inicia o novicia o tempo de Noviciado na Quinta da Mata – Felgueiras. Emite a Profissão Simples a 08.09.1963 na mesma comunidade da Quinta da Mata – Felgueiras e a 14.05.1967, emite a Profissão Solene na Falperra – Braga. Foi Ordenado Presbítero a 19.07.1970, na sua terra natal em Ribeira de Pena.
Ao longo dos seus 60 anos de Profissão Religiosa e os 53 de ministério presbiteral, o Frei Francisco residiu alternadamente em praticamente todas as comunidades do Comissariado da Ordem do Carmo em Portugal. Ao longo deste tempo desempenhou um vasto leque de serviços e missões: foi Conselheiro do Governo da Ordem do Carmo em Portugal; colaborou na Formação nas fases do Seminário, Pré-Noviciado e Profissão Simples; foi Delegado para a Familia Carmelita durante vários anos onde deixou uma notória marca e dinâmica; exerceu o múnus pastoral, sendo um dos pioneiros na organização e criação da paróquia de Santo António dos Cavaleiros e foi pároco em Unhão, Lordelo e Varziela na diocese do Porto; foi assistente de diversos movimentos, salientando-se o seu apoio aos Cursos de Cristandade, Equipas de Nossa Senhora, Convivios Fraternos e Corpo Nacional de Escutas; foi Diretor do Centro de Estudos e da Residência Univsersitária da Ordem do Carmo em Lisboa.
Além disso, orientou retiros, novenas, trifuos e pregações; notabilizou-se no acolhimento e orientação espiritual e foi um dinâmico divulgador da espiritualidade e dos simbolos carmelitas, em particular, o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo.
Participou ativamente na redação e organização da Revista Familia Carmelita e de outros documentos da Ordem do Carmo.
Passou alguns periodos curtos de tempo em Missões, em especial em Moçambique e em Timor Leste.
Foi vice-postulador do processo de Canonização de São Nuno de Santa Maria – o Santo Condestável Nuno Álvares Pereira – canonizado em Roma a 26 de agosto de 2009 pelo Papa Bento XVI. A Ordem do Carmo e a Igreja agradecem ao Frei Francsico Rodrigues todo o serviço prestado a Jesus Cristo e ao seu Reino. Que Nossa Senhora do Carmo, a quem ele tanto amava e a quem tanta devoção prestava, São Nuno e todos os Santos Carmelitas entoem hinos de louvor a Deus e acolham no Céu este frade e sacerdote carmelita que fez da sua vida um Dom e uma Profecia da Eternidade.