As festividades de S. Pedro passaram a realizar-se no centro na cidade de Felgueiras e, por isso, a Alameda de Santa Quitéria, passou a ser apenas “concorrida” no momento do Cortejo das Flores e na Missa Solene em honra do Padroeiro.
Nesse sentido, a Confraria do Imaculado Coração de Maria e Santa Quitéria, decidiu elaborar um programa festivo, de índole religiosa, mas não só, no Monte das Maravilhas, onde também haverá “comes e bebes” para os romeiros. Segundo a Confraria, haverá uma barraquinha de comes e bebes e uma roulote de farturas.
“A Confraria querendo que o número de visitantes volte a aumentar, este ano apresenta um programa festivo em Santa Quitéria, para que quem nos visitar no fim-de-semana, não encontre apenas o Santuário e uma a Alameda despida. Pois, ganhando Santa Quitéria, ganha também a cidade”, disse fonte da Confraria.
O programa religioso apresenta Missa e confissões no Centro Pastoral, pelas 07h30 e 09 horas, do dia 29, Missa Solene em honra de S. Pedro (12h30, dia 29), concerto da Banda de Música de Felgueiras (15h30) e Procissão Solene (16h30).
No dia 30, será celebrada Missa Solene no Santuário, pelas 09 horas, arruada de bombos na Alameda, às 15 horas, e atuação do Rancho de Santo André, a partir das 16h30.
“Desde que o programa festivo passou na totalidade para o centro da cidade, começou a notar-se um decréscimo no número de visitantes e peregrinos, pois pouco encontram em Santa Quitéria. Por exemplo, o ano passado, só de Baião vierem 27 autocarros, e uma das preocupações era se havia as tradicionais barraquinhas de comes e bebes, o que não havia. Em consequência disso, este ano, e mesmo calhando a solenidade a sábado, vem menos de metade, porque como dizem, o São Pedro já não é o que era”, acrescenta a mesma fonte, justificando a opção de dinamizar Santa Quitéria com estas iniciativas.