O Dia Mundial do Meio Ambiente vai ser comemorado, em Felgueiras, com um conjunto de atividades, agendada para 5 de junho.
“Pretendem sensibilizar a população para a importância da preservação dos recursos naturais e recordar o papel que cada um de nós tem para proteger os recursos naturais de que dispomos”, refere uma nota da CM Felgueiras que organiza as atividades.
O início da programação do dia 5 de junho está agendado para as 9 horas com a realização de uma caminhada feita por vários alunos que frequentam a Escola Secundária de Felgueiras, a EB D. Manuel de Faria e Sousa e a Escola Secundária da Lixa.
Os jovens serão acompanhados por monitores que lhes irão apresentar várias espécies da fauna e flora que existem. De seguida farão uma verificação dos parâmetros físicos, químicos e biológicos, com técnicas acessíveis a todos.
A Economia Circular que prevê a partilha, a reutilização, a reparação, a renovação, a reciclagem de materiais e produtos dando-lhes uma nova vida, evita o desperdício de recursos e a redução de resíduos, estará bem representada no “Mercado de Trocas”, que decorre a partir das 9h00 na Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras, na Casa da Cultura Leonardo Coimbra – Lixa e na Casa da Cultura de Barrosas – Idães.
Pelas 10 horas, haverá uma evocação à temática através da atividade “Era uma vez…”. O conto proposto é “O Senhor Ribeiro e o Guarda – Rios” do autor Pedro Seromenho. Esta hora do conto é dirigida a crianças dos 6 aos 12 anos.
Para fechar as comemorações, pretende-se sensibilizar a população a fazer as suas deslocações curtas utilizando a bicicleta ou simplesmente andar a pé.
Nesse sentido, realiza-se, na Zona Desportiva de Felgueiras, a iniciativa “À Roda da Bicicleta” que se traduz numa oficina de iniciação à condução de bicicleta e numa oficina de manipulação correta da bicicleta. Depois de esclarecidas as dúvidas, os participantes serão convidados a dar um passeio de bicicleta, com partida da Zona Desportiva às 18 horas.