O “Centro Interpretativo de Pombeiro” foi inaugurado esta quarta-feira.
Este projeto da DGPC-DRCN, que contou com a colaboração da Câmara Municipal de Felgueiras, propõe-se a transformar este monumento num polo de dinamização artística e cultural do Vale do Sousa.
O Centro Interpretativo do Mosteiro ajuda a compreender a história da “Jóia do Vale”.
Na mesma ocasião, decorreu a assinatura do protocolo quadripartido para a gestão deste monumento, envolvendo a Direção Regional de Cultura do Norte, a Associação de Municípios do Vale do Sousa – Rota Românico, a Fábrica da Igreja de Santa Maria de Pombeiro e a Câmara Municipal de Felgueiras, protocolo que trará mais competências e responsabilidades ao Município de felgueiras, nomeadamente na promoção e valorização sobre vários aspetos do monumento nacional.
Assinaram o documento, Fernando Fernandes, em representação do Município, Nuno Fonseca, da Valsousa, Laura Castro, da Direção Regional e o Padre Carlos César Mendes, CM, da Fábrica da Igreja.
Nuno Fonseca, presidente da CM. Felgueiras, considerou que este “foi um momento de grande importância para o monumento”, cuja fixação é anterior à nacionalidade. Elogiou igualmente a parceria com a Direção Regional de Cultura do Norte, Laura Castro.