Este Palacete é composto por várias salas, 30 quartos, cozinha, várias casas de banho e escritório, rodeado de árvores centenárias, foi totalmente reconstruído em 1904 para funcionar como Estância de repouso, onde estiveram alguns portugueses célebres como Florbela Espanca. Está à venda por 3 milhões de euros.
A Casa do Seixoso está à venda por 3 milhões de euros. O anúncio está numa imobiliária e circula na internet.
Trata-se de um imponente Palacete, rodeado de espaços verdes, e com história, além de representar muito, no plano afetivo, para os lixenses.
Neste local emblemático da Lixa, em tempos funcionou um Sanatório e, mais tarde, uma casa de repouso (anos 20 do século XX), por onde passaram algumas personagens famosas como Florbela Espanca.
O diretor do Sanatório foi o médico Dr. Eduardo de Freitas (1866-1926), que chegou a ser presidente da Câmara de Felgueiras e autor do livro Felgerias Rubeas, com a história local.
Florbela Espanca esteve na estância de repouso…
Além da mítica Casa do Seixoso, a quinta, com 1000 m2 de área coberta e 50 hectares de terreno, também está incluída no negócio.
Neste panfleto, o Seixoso era apresentado como a Evian Portuguesa, numa referência à famosa água francesa Evian, proveniente dos Alpes.
Além do palacete, a chamada “Villa Elisa”, que era a residência dos proprietários, especialmente em tempo de férias, também está inserida na propriedade de grandes dimensões.
A área circundante, onde está a famosa Fonte do Juvêncio, conhecida pela sua água fresca integra a propriedade, onde, em tempos, muitas famílias se reuniam ao fim-de-semana para fazer piqueniques e aproveitar os bons ares daquela zona verde.
O Seixoso está em território de Borba de Godim e Macieira da Lixa, concelho de Felgueiras, mas uma parte do monte vai até ao vizinho concelho de Celorico de Basto.
PUB.