O auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra acolheu o evento cultural de teatralização (performance) do conto Carta para Ofélia, de José Carlos Pereira, inserido na XXV Semana Cultural da Universidade (2023) e organizado pelo Conservatório de Música de Felgueiras.
Cristiana José Rodrigues e Aurora Gaia foram as atrizes que representaram a referida carta, que é uma missiva imaginária, a última, de Fernando Pessoa para a sua namorada, Ofélia.
Lília de Castro e Costa, mentora deste evento e das atividades literárias de José Carlos Pereira, foi a apresentadora da sessão cultural.
A atividade teve início com um divertido workshop destinado a crianças, adolescentes e adultos – aos quais foi lançado o desafio de comporem puzzles com as fotografias dos rostos de Pessoa, de Ofélia e de um desenho de Lena Gal inspirado no conto. No workshop era também pedido para que decifrassem algumas das palavras-chaves da referida composição literária, como “Horizonte”, que é o tema da Semana Cultural deste ano.
A sessão cultural concluiu-se com uma agradável tertúlia moderada por Lília Costa e José Carlos Pereira, na qual participaram os poetas João Rasteiro e Filipa Vera Jardim, bem como a atriz Aurora Gaia, e em que, além da conversa dos artistas entre si, houve várias intervenções do público.
A mentora e apresentadora desta tarde cultural, abertura, enalteceu: “Em primeiro lugar, felicito a Universidade de Coimbra pela organização de mais uma edição da Semana Cultural da prestigiada Instituição, que proporciona momentos verdadeiramente emblemáticos da mística coimbrã. Em segundo lugar, congratulo-me – e agradeço o apoio – por ter sido inserido o evento “Carta para Ofélia” na respetiva programação. Mais agradeço à Faculdade de Economia a cedência graciosa do auditório e o apoio dos seus meios técnicos”.