O simulacro realizado este sábado para testar o Plano Municipal de Emergência e Proteção de Felgueiras “correu bem” e teve “balanço positivo”.
O teste, que envolveu cerca de duas centenas de pessoas, entre meios de socorro e figurantes, na Vila da Longra, consistiu na queda do autocarro e de um veículo ligeiro do viaduto da auto-estrada, na Longra, com várias dezenas de feridos. Paralelamente, um incêndio numa habitação também serviu para testar a operacionalidade e a resposta dos bombeiros.
“Estamos satisfeitos porque os bombeiros estão preparados para dar resposta a este tipo de situações se elas acontecerem”, disse Nuno Fonseca, presidente da CM Felgueiras.
“O que me conforta é, no fundo, saber que os bombeiros do concelho estão devidamente preparados para as situações que ocorreram, como vimos hoje”, acrescentou.
Vítor Hugo Meireles, comandante dos BV Lixa, que comandou as operações, disse que a mensagem a retirar do exercício é que “o treino é fundamental”.
“A população pode estar tranquila porque as corporações estão muito bem preparadas mesmo para cenários muito exigentes como este”, referiu ainda.
“Deixo ainda uma palavra de gratidão a todos os envolvidos neste teste que foi muito positivo num cenário de gravidade acrescida, com uma prontidão fantástica de todos”, concluiu.
78 operacionais de várias corporações, entre outros meios, participaram no exercício.
pub.