A benção dos bebés é um dos aspetos mais relevantes do programa das festas de Pombeiro em honra de S. Brás e Nossa Senhora das Candeias.
A cerimónia vai decorrer na Igreja do Mosteiro de Pombeiro, no dia 2 de fevereiro, pelas 20h15, inserida na Missa Solene após a procissão de velas.
Trata-se de uma tradição concretizada no dia de Nossa Senhora das Candeias, celebrada no dia 2 de fevereiro, data em que a Igreja faz memória da Festa Litúrgica da Apresentação do Senhor, Nossa Senhora das Candeias, da Luz, da Purificação ou da Candelária. Todos estes títulos designam a mesma Nossa Senhora que tem sua história e vínculo a partir da purificação de Nossa Senhora e Apresentação do Menino Jesus no Templo, quarenta dias após o seu nascimento.
As festividades de Pombeiro decorrem de 1 a 4 de fevereiro a apresentam na noitada do dia 3, o grupo Toka e Dança como cabeça de cartaz.
Pub.
No dia 4, será celebrada Missa Solene, pelas 9h30, seguida de procissão, e de tarde haverá um leillão de oferendas e a atuação do grupo Amigos de Pombeiro.
As festas de S. Brás e Nossa Senhora das Candeias têm lugar junto ao Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, monumento nacional, desde 1910, integrado na Rota do Românico, ex-libris do património histórico do concelho de Felgueiras.
Pub.