A Banda de Música da Lixa completa 216 anos de vida. Para assinalar a data, a bicentenária banda, vai dar um concerto no domingo, dia 1 de outubro, pelas 15h30, no Largo Dr. José Joaquim Coimbra, no centro da cidade.
A Banda de Música da Lixa diz ser a instituição mais antiga do concelho. A sua primeira aparição foi numa festa em honra de S. Miguel, em Borba de Godim.
Terá, assim, a sua origem em 1807, constituída por músicos oriundos da Orquestra Privativa da Casa do Paço de Borba de Godim.
Pub.
Refira-se que foi em 1803 que Francisco Diogo de Moura Coutinho, Senhor e Fidalgo da Casa do Paço, decidiu contratar alguns músicos de Barcelos, para atuaram não apenas nas festas da casa senhorial, mas também nas celebrações religiosas que aconteciam na capela privativa da mesma.
Após a morte do fidalgo, em 1805, os seus herdeiros dispensaram os serviços dos executantes, os quais, dois anos depois, e após um período de ensaios, se apresentaram pela primeira vez, a 29 de setembro, à população Lixense na Festa de S. Miguel, agrupados na Filarmónica de que emana a Banda de Música da Lixa.
Pub.