Leonor Rosa da Silva, a principal divulgadora desta iguaria da doçaria tradicional de Felgueiras, será evocada num evento agendado para o dia 3 de março, a propósito dos 200 anos do seu nascimento.
Leonor Rosa da Silva vai ser lembrada numa iniciativa que a Câmara Municipal de Felgueiras está a promover denominada “Conversas com sabor a pão de ló”.
A principal divulgadora desta iguaria da doçaria tradicional de Felgueiras, será evocada num evento agendado para o dia 3 de março, a propósito dos 200 anos do seu nascimento.
O evento começará com uma visita ao espaço de Exposições “Felgueiras: Passado, Presente e Futuro” (pelas 15 horas), disse a organização.
Segue-se a inauguração da exposição dedicada ao bicentenário de Leonor Rosa da Silva, denominada “Leonor Rosa, a doceira de Margarida” e que ficará patente na Praça da República.
A completar toda esta ação, dedicada à mulher empreendedora de Felgueiras, Leonor Rosa da Silva, segue-se uma visita orientada à fábrica do Pão de Ló de Margaride, onde será possível descobrir o processo de fabrico e aprofundar o conhecimento da receita e modos de fazer este doce tão identitário dos felgueirenses.
O momento será enriquecido com uma conferência “Conversas com sabor a pão de ló”, dirigida pela professora Anabela Ramos, especialista em história social que permitirá levar ao conhecimento de todos a importância deste doce tão apreciado: O Pão de Ló, produzido em Margaride há mais de dois séculos.
Esta atividade é uma espécie de mote para a apresentação do Festival do Pão de Ló – Mostra Internacional de Doçaria Tradicional, que se realizará de 22 a 24 de março, na Praça Dr. Machado de Matos.
PROGRAMA:
15:00 – Visita à Exposição “Felgueiras: Passado, Presente e Futuro”
16:00 – Inauguração da Exposição “Bicentenário de Leonor Rosa da Silva” – Jardins da Praça da República
16:30 – Visita à fábrica do Pão de Ló de Margaride e Conferência com a historiadora Anabela Ramos
Pub.