A eleição dos dois deputados felgueirenses, Pedro Melo Lopes (PSD) e António Faria (PS), para a Assembleia da República, foi o acontecimento do ano para os leitores do Felgueiras Diário que participaram na votação on-line.
Refira-se que neste inquérito, os leitores poderiam dizer de sua justiça sobre o facto ou acontecimento do ano transato, publicando-o, tal como aconteceu.
Na votação, 165 leitores escolheram a eleição dos dois deputados locais para o Parlamento como acontecimento de 2022.
A criação dos movimentos cívicos contra a exploração de lítio (15), o regresso das festividades locais (9), a receção dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (8), ficaram na segunda, terceira e quarta posição do inquérito, respetivamente.
A aprovação na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Pedreira, Rande e Sernande sobre o desejo popular da desanexação e fim da união, a iniciativa “A Chave” (Festas de S. Pedro), a abertura da Estrada do Monte, em Pombeiro, os buracos na estrada, o Carnaval de Jugueiros, a Expolixa, o Festival do Pão de Ló, o Holicolor (iniciativa dos Bombeiros de Felgueiras), a inauguração do supermercado Mercadinhos Adriano, as iniciativas do Barracão da Cultura (Macieira da Lixa), a Ludoteca (Centro Intergeracional da Lixa), Natal na Praça, Plogging Felgueiras, Praça das Artes, Rali de Portugal, subida do Várzea à Divisão de Honra da AF Porto, tampas de saneamento levantadas e a iniciativa Vinho Verde e Street Food, foram igualmente acontecimentos que os leitores participantes no inquérito consideraram dignos de referência, recolhendo um total de 54 votos.
Participaram, com votos válidos, 250 leitores neste inquérito.