A integração da Igreja de Borba de Godim na Rota do Românico, o arranjo do adro da Igreja de Vila Cova e a criação de um Parque de Lazer, bem como ampliar a rede de saneamento são objetivos defendidos por José António Guimarães, presidente da União de Freguesias de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim.
Como presidente de uma União de Freguesias que abarca o centro urbano, o que é que é
mais necessário, neste momento, na Lixa, na sua opinião?
A Lixa sofreu uma grande intervenção no centro urbano proporcionando uma grande atração quer para os nossos habitantes quer para os que nos visitam. É ainda necessário um Parque de Lazer e aumentar ao máximo a rede de saneamento.
Qual o maior problema ou dificuldade com que a União de Freguesias se debate?
Com a junção das freguesias, temos cada vez mais obrigações e desafios para com os habitantes da Lixa. Trabalhamos diariamente para uma Lixa melhor e com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do povo lixense. Sabemos que se todos trabalharmos juntos e com o mesmo foco esse objetivo será atingido.
O maior problema ou dificuldade prende-se com a falta de saneamento, com a cobertura de uma maior rede de água pública e a necessidade de requalificação de algumas vias, embora já tenham sido requalificadas bastantes.
Quais são os grandes projetos que defende para o futuro a breve e a médio prazo?
A requalificação do adro da igreja de Vila Cova da Lixa será o primeiro grande projeto que já está em andamento. Relembro que um dos objetivos a que nos propusemos para este segundo mandato, em conjunto com o Município, foi a integração da igreja de Borba de Godim na Rota do Românico, processo este que está no bom caminho.
Outro dos nossos grandes objetivos e no qual já estamos a trabalhar com o Município será a criação de um Parque de Lazer na nossa freguesia, focando-nos sempre em melhorar a qualidade de vida dos nossos habitantes e promover a Lixa como uma cidade sustentável, que dá grande importância à saúde e bem-estar da população.
Qual é a principal prioridade até ao final do atual mandato?
O saneamento é e será sempre a nossa prioridade. No século XXI é inadmissível uma cidade como a nossa ter habitações sem saneamento, pelo que até ao final do mandato o nosso grande objetivo, em parceria com o Município, é ter o maior número de habitações ligadas à rede. Temos a perfeita noção que só por si não será um objetivo fácil de cumprir por isso e para ficarmos mais próximos do que nos propusemos o Município, tem mais dois troços de saneamento para colmatar esse défice, um em cada freguesia.
Outra prioridade é manter o assistente operacional que iniciou funções este ano para a devida manutenção da nossa cidade.
Quais são as principais intervenções e ações que têm sido efetuadas nas freguesias?
As principais intervenções tem sido visíveis a nível da via pública, com a manutenção e limpeza da nossa cidade. A pavimentação foi também um dos nossos focos tendo até à data pavimentado imensas ruas que estavam em terra e agora oferecem outras condições aos habitantes. Temos a perfeita noção que estas intervenções melhoraram a qualidade de vida dos nossos habitantes e isso é o que nos move.
Outra ação não menos importante foi a contratação de um assistente operacional para a manutenção dos espaços públicos das freguesias.
A vertente social também foi uma prioridade, com a cedência de roupa gratuita e cabazes alimentares aos habitantes mais carenciados da nossa freguesia. A parte solidária será sempre um dos nossos focos e através de acordos e parcerias aumentar estas ajudas para quem mais precisa.
Que mensagem gostaria de deixar neste 28º aniversário aos lixenses?
Quero agradecer em primeiro lugar a todos os habitantes desta União de freguesias pelo voto de confiança depositado em mim e em toda a equipa que me acompanhou neste segundo mandato. Temos a consciência que o grau de exigência não só dos nossos habitantes, como também o nosso, fez com que as melhorias na nossa freguesia fossem visíveis, o que me deixa com a sensação de dever cumprido. Agradecer também a toda a minha equipa pois sem eles nada do que foi feito e virá a ser feito seria possível. A todos os que acreditam em nós um muito obrigado e deixar uma clara mensagem de que podem contar connosco para um futuro cada vez mais promissor para a nossa Lixa.