As comemorações dos 28 anos da elevação da Lixa à categoria de cidade arrancaram este sábado e prolongam-se até ao dia 25 com várias atividades.
Hoje, o destaque vai para o aniversário do Núcleo da Lixa da Liga dos Combatentes. De manhã, foi celebrada Missa Solene, em sufrágio dos combatentes já falecidos, tendo, de seguida, decorrido uma cerimónia de homenagem junto ao monumento dos combatentes, na Praça Dr. José Joaquim Coimbra.
O presidente do Núcleo, Bessa Carvalho, saudou os participantes na cerimónia, louvou os ex-combatentes e enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Núcleo da Lixa.
Na mesma linha, o presidente da autarquia, deixou o seu apreço por aqueles que serviram a pátria além fronteiras, muitos perdendo a vida, outros sofrendo as agruras da guerra.
Na cerimónia, marcaram presença várias individualidades, entre os quais o presidente da CM Felgueiras, Nuno Fonseca, o presidente da AM, José Campos, presidentes das Uniões de Freguesia de Vila Cova/Borba de Godim, Macieira da Lixa/Caramos, Vila Verde/Santão, representantes de associações locais e o Pároco da Lixa, Abílio Barbosa.
Foi depositada uma coroa de flores em memória dos combatentes do concelho de Felgueiras falecidos no Ultramar, num dos momentos mais simbólicos da iniciativa, abrilhantada pela Banda de Música da Lixa.
De seguida, decorreu um almoço convívio num restaurante da cidade da Lixa. Um momento aproveitado para recordar os tempos passados na Guerra de África que jamais foram esquecidos.
As comemorações do 28º aniversário da cidade da Lixa prosseguem este domingo com o Trail Condinvest/Quinta da Lixa – Monte do Seixoso que terá lugar de manhã.