Diocese do Porto tem dois novos Bispos Auxiliares

Data

 

Saiba quem são.

D. Joaquim e D. Roberto

D. Joaquim Proença Dionísio, da Diocese de Lamego, Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa, em Sernancelhe, e D. Roberto Rosmaninho Mariz, proveniente da Arquidiocese de Braga, são os dois novos Bispos Auxiliares do Porto.

A informação foi avançada pela Diocese do Porto, da qual Felgueiras é parte integrante, esta sexta-feira.

“Trata-se, de facto, de dois novos «reforços» que em muito contribuirão para o bem da nossa Diocese, já que a sua formação e experiência pastoral é rica e variada”, refere uma nota assinada pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda.

Serão ordenados nas suas Dioceses. No caso de D. Joaquim, em Lamego, a 16 de julho e no de D. Roberto, em Braga, a 23 de julho.

Recorde-se que um dos Bispos Auxiliares, D. Pio Alves, pediu a resignação há cerca de três anos e só agora será substituído.

D. Vitorino Soares mantém-se como Bispo Auxiliar.

OS NOVOS BISPOS AUXILIARES:

D. Joaquim Proença Dionísio, de 54 anos, foi Pároco em várias Paróquias, Capelão de Comunidades de língua portuguesa na Alemanha e na França, Reitor do Seminário Maior de Lamego, Diretor do Semanário Diocesano “Voz de Lamego”, Diretor da Comissão Diocesana das Vocações e Ministérios, Presidente da Direção do Centro Diocesano de Promoção Social e Diretor da sua Escola Profissional, Diretor do Centro de Estudos “Fé e Cultura” para a formação dos agentes de pastoral, membro de vários Conselhos Diocesanos, etc. Na atualidade, é Reitor do Santuário da Lapa e Pároco. Foi nomeado Cónego da Sé de Lamego. Possui o Mestrado em Teologia Dogmática pelo Institut Catholique de Paris.



D. Roberto Rosmaninho Mariz, tem 49 anos e também é cónego da Sé de Braga. Possui a Licenciatura em Sociologia pela Universidade do Minho e o Doutoramento em Estudos da Religião pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica. É Pároco de S. José de S. Lázaro e de S. Pedro de Lomar, em Braga, e presidente dos respetivos Centros Sociais; membro do Núcleo Executivo do Fundo Arquidiocesano “Partilhar com Esperança”; vice-presidente da UDIPSS – Braga; é “Órgão de Vigilância” das Oficinas de S. José e da Cáritas Arquidiocesana; orientador pastoral dos seminaristas do 6º ano de Teologia na área da Pastoral Social – Doutrina Social da Igreja; Vigário Episcopal da Ação Social; membro da Direção do IDAC – Instituto Diocesano de Apoio ao Clero; Vigário Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade; Ecónomo da Arquidiocese, entre outros.


DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Cartório Notarial da Notária Maria Guadalupe tem novas instalações

Pub. O Cartório Notarial da Notária Maria Guadalupe Queirós Gonçalves da Cunha tem novas instalações, na Praceta Aniceto...

Fuga de gás leva a evacuação de edifício

Uma fuga de gás, alegadamente provocada pelas obras na zona das Portas da Cidade, levou à evacuação de...

Inauguração da iluminação de Natal adiada

A cerimónia de inauguração da iluminação de Natal na cidade de Felgueiras, agendada para este domingo, ...

Ricardo Soares na Liga dos Campeões

Da Ásia. Treinador leva clube de novos às competições internacionais, o que não acontecia desde 2021. É mais um...