Escritor José Carlos Pereira na Semana Cultural de Coimbra

Data

 

José Carlos Pereira

A Semana Cultural da Universidade de Coimbra, que se realiza na primeira quinzena deste mês, cujo tema genérico denomina-se “Horizonte”, vai acolher e apoiar a teatralização do conto literário “Carta para Ofélia”, do escritor felgueirense José Carlos Pereira, que será precedida de um workshop, com interação de crianças com adultos e, alguns destes, seniores, e seguida de uma tertúlia com os poetas João Rasteiro e Filipa Vera Jardim, bem como com a atriz Aurora Gaia. A parte cénica do conto estará a cargo da atriz Cristiana José Rodrigues. Intervirão também o autor e a mentora das suas atividades literárias, Lília de Castro e Costa.

Este é o segundo ano consecutivo em que uma composição literária de José Carlos Pereira é escolhida pela Reitoria da referida Universidade. Desta vez, o evento realiza-se no auditório da Faculdade de Economia, no próximo dia 11, a partir das 16 horas.



“O evento é organizado pelo Conservatório de Música de Felgueiras. Congratulo-me e muito agradeço o importante incentivo da Universidade de Coimbra, que recebe o evento e concede patrocínio para o efeito, sem o qual não seria possível realizá-lo. O conto “Carta para Ofélia” foi publicado em 2013, numa antologia de autores portugueses e brasileiros, “Magia das Chaves”, da qual José Carlos foi um dos três coordenadores. Trata-se de uma carta imaginária de Fernando Pessoa, no dia da sua morte, para a sua namorada, Ofélia. Ela encontra-se com Álvaro de Campos, com Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Mário de Sá-Carneiro. Avisada de que corre perigo, é aconselhada a ir junto do sepulcro de Fernando, no Mosteiro dos Jerónimos, onde irá encontrar a carta e uma chave com a qual tentará desvendar o mistério da existência. O Horizonte é “uma infinita sucessão de vácuos”, refere Lilia Costa, mentora das atividades literárias do escritor.

José Carlos Pereira é autor literário e animador cultural há mais de trinta anos. É licenciado em Português-História, pela Universidade Aberta, e mestre em Estudos Clássicos, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Homem de Regilde perde a vida em acidente de trabalho

Um homem de 61 anos de idade, residente em Regilde, Felgueiras, faleceu, esta sexta-feira, vítima de acidente de...

Condenado a 15 anos e meio de prisão por violação

O Tribunal de Penafiel condenou a 15 anos e meio de prisão o homem que violou a sobrinha...

Banda de Música da Lixa e Sofia Escobar em concerto “improvável”

A Banda de Música da Lixa e Sofia Escobar vão atuar no domingo na Casa das Artes de...