A presença de Vespa velutina em Portugal é considerada uma praga. E Felgueiras está a colaborar com as entidades nacionais no combate a esta espécie invasora que é prejudicial ao ecossistema.
Nesse sentido, foram instaladas duas armadilhas entomológicas em locais estratégicos do concelho com o objetivo de monitorização ativa da Vespa velutina, popularmente conhecida por Vespa Asiática.
As armadilhas são monitorizadas quinzenalmente pela equipa municipal dos Serviços de Proteção Civil de Felgueiras, com o registo dos dados numa aplicação digital, que posteriormente reúne a informação de todo o pais.
Esta medida insere-se no plano que decorre a nível nacional de combate a esta praga.
“Pretende-se assim obter a cartografia da invasão e os padrões de evolução desta espécie no território, tendo como objetivos a diminuição do impacto causado nas zonas onde se encontra instalada, contribuir para erradicar novos focos em regiões não ocupadas e avaliar o impacto da vespa asiática sobre os ecossistemas”, indica uma nota da autarquia que tem colaborado com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, no Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal.