O Município de Felgueiras, representando por Joel Costa, Vereador do Turismo e das Atividades Empresariais, assinou “Declarações de Colaboração”, no quadro da dinamização do Turismo Industrial em Portugal, com sete parceiros do concelho e a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte: Atlanta, Casa do Risco, Jefar, Leira, Nobrand, Quinta da Palmirinha e Quinta de Maderne, aumentando a rede local, sendo que outros parceiros locais já tinham assinado os acordos na Bolsa de Turismo de Lisboa, em 2022, anunciou a autarquia. A cerimónia decorreu em S. João da Madeira no âmbito do congresso da ERIH (Rota Europeia de Património Industrial).
“Felgueiras tem em curso um projeto para a consolidação do Turismo Industrial, nas vertentes de indústria viva e de património industrial, visando agregar a oferta local à rede nacional e europeia e potenciar sinergias entre turismo, indústria e cultura”, refere a autarquia em comunicado.
O Vereador Joel Costa salientou, na oportunidade, que “o Município de Felgueiras tem vindo a encetar esforços junto do Turismo de Portugal no sentido de disponibilizar condições de financiamento mais atrativas no programa do programa ‘Transformar Turismo’, ou através de outro instrumento que permita financiar obra e equipamentos para os espaços de visita das indústrias e do património industrial, assim como para a estruturação de toda a rede, nas vertentes de promoção, interpretação e dinamização”.
O objetivo é que o “Turismo Industrial seja uma âncora do desenvolvimento turístico em Felgueiras e que represente valor acrescentado espaços de visita na indústria viva e de património industrial com destaque para a Exposição “Passado, presente e futuro”. Pretendemos mostrar ao mundo o saber fazer de Felgueiras, bem como as excelentes práticas de sustentabilidade e o vanguardismo na inovação”, acrescenta ainda a edilidade na nota de imprensa.