Livro de José Carlos Pereira, com ilustrações de Beatriz Félix foi apresentado em Caíde de Rei.
O auditório da Junta de Freguesia de Caíde, em Lousada, acolheu, no passado domingo, uma apresentação do livro infantojuvenil “O Sol Não Anda”, de José Carlos Pereira (texto) e Beatriz Félix (ilustrações).
Foi um momento de singular afetividade e pedagogia, principalmente para crianças, que interagiram alegremente com o autor.
Luís Peixoto, o presidente da Junta, entidade que organizou o evento, fez a abertura e o encerramento do mesmo.
Lília de Castro e Costa, a mentora do projeto editorial, moderou a sessão cultural, descreveu o percurso do livro desde a data do seu lançamento, no Fantasporto 2020, e apresentou os autores.
António Meireles, professor do ensino básico e secundário Educação Moral e Religião Católica, fez uma inédita e pormenorizada análise crítica da obra, atribuindo-lhe uma singular espiritualidade.
“Ao ler este este maravilhoso livro, senti a humanidade e o desejo de felicidade que transportamos aos ombros. É pedagógico, é ciência; digamos, sem medo, que é profundamente religioso, pois religa todo o percurso pessoal do nosso José Carlos Pereira. É espiritual, na medida que nos religa com as nossas raízes e com a nossa consciência pessoal e coletiva. É das obras mais fáceis que encontrei até hoje”, observou.
O escritor recordou António Sérgio, que preconizava que os pais são os primeiros destinatários dos livros infantis e que deve ser dada às crianças, logo desde tenra idade (bebés), a possibilidade de começarem a ler os contos pelas ilustrações, sendo este “o primeiro toque de leitura”.
A jovem Lara Couto abrilhantou o momento cultural com duas intervenções musicais. O som da flauta
O livro “O Sol não Anda” é uma obra de José Carlos Pereira. O escritor nasceu em Felgueiras. Licenciado em Português-História, pela Universidade Aberta, e mestre em Estudos Clássicos – Poética e Hermenêutica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é autor e animador cultural há mais de 30 anos.