Autarquia vai financiar 349 mil euros para a intervenção. Obras começam em 2023.
O edifício da Casa do Povo da Longra vai ser remodelado e as obras iniciam-se durante o ano de 2023, anunciou a autarquia.
O Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, assinou o Contrato de Comparticipação para a Remodelação e Reconstrução do Edifício Sede da Casa do Povo da Longra, com Adão Coelho, presidente da instituição no salão nobre dos Paços do Concelho.
O documento define que a autarquia atribuirá àquela instituição 349 mil euros para a execução da obra orçada em cerca de 600 mil euros.
Nuno Fonseca referiu que equipamento “vem enriquecer o património arquitetónico cultural e contribuirá para a promoção cultural: “o edifício constituirá uma mais valia no panorama cultural do concelho na medida em contribuirá para o crescimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela autarquia e que perspetiva descentralizar as atividades culturais aproximando-as da população”.
Já o presidente da direção da Associação da Casa do Povo da Longra, Adão Coelho, mais uma vez, agradeceu à autarquia “o desbloqueio deste processo, que se arrasta há anos, e salientou que prevê que em meados de 2023 se dê início às obras”.
A Presidente da União de Freguesias de Pedreira, Rande e Sernande, Lúcia Ribeiro e a Tesoureira Emília Costa, estiveram presentes na cerimónia.
Refira-se que a assinatura deste documento vem formalizar o acordo estabelecido em julho de 2022, aquando das comemorações do aniversário da vila da Longra.
A Casa do Povo da Longra é uma instituição criada por Despacho Ministerial de 26 de Abril de 1939, em Rande.