Atletas da Salta Fronteiras Associação estiveram em destaque na prova inicial da época.
Mónica Costa conquistou o segundo lugar na classe de BC2 e o terceiro na vertente de Skills, no Torneio de Captação de Novos Talentos, que decorreu no Seixal, onde Joana Costa (também na classe de Sub 21) alcançou a terceira posição na classe de BC3 e igualmente o terceiro posto nos Skills.
Esta prova marcou o regresso à competição dos atletas mais jovens da Salta Fronteiras Associação.
“Ficou, mais uma vez, patenteada a qualidade e todo o potencial das nossas atletas”, considerou a Associação que se dedica à promoção do Boccia.
O que é o Boccia?
É uma modalidade para atletas com paralisia cerebral ou outras disfunções neurológicas com origem no sistema nevoso central e disfunções neuromusculares severas de origem não cerebral que afetem os quatro membros.
É um desporto praticado num espaço interior, de precisão, em que são arremessadas bolas de couro, seis azuis e seis vermelhas, com o objetivo de as colocar o mais perto possível de uma bola branca chamada “jack” ou bola alvo.
É permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio (calhas) para atletas com grande comprometimento nos membros superiores e inferiores.
Esta modalidade pode ser disputada de forma individual (jogado por todas as classes e composto por 4 parciais), pares (jogado pelas classes BC3 e BC4 e composto por 4 parciais) ou por equipas (jogado pelas classes BC1 e BC2 e composto por 6 parciais).