Exposição estará patente até ao final de novembro. É realizada no âmbito do Festival Inventa. Alguns escritores concelhios ou com ligações a Felgueiras estão representados.
Até 27 de novembro, a Praça da República acolhe a exposição da “Escrita d’Aqui por entre vogais da língua: paisagens literárias no Douro, Tâmega e Sousa”.
A exposição, realizada no âmbito do Festival Inventa, promovida pela Rota do Românico, pretende dar a conhecer o património cultural do território da região do Tâmega, Sousa e Douro, através de alguns escritores.
“Os livros – e quem os escreve ou inspira – são o mote para um olhar sobre a identidade e a riqueza artística do concelho e pretende-se com esta mostra dar a conhecer um pouco mais sobre o património literário de Felgueiras, bem como a influência deste território nos seus escritores”, refere uma nota da autarquia divulgada esta terça-feira.
Na mostra, são lembrados alguns escritores felgueirenses como Leonardo Coimbra, Fonseca Moreira, A. Garibáldi, Manuel Faria e Sousa e Nuno Higino.
Estão também representados escritores que na sua obra mencionaram o concelho de Felgueiras e a região, como Florbela Espanca e António Nobre, este último com ligações à Lixa. Espanca esteve no antigo Sanatório do Seixoso.
Este é um projeto financiado ao abrigo da operação “Escrita em Cena – Programação Cultural em Rede do Tâmega e Sousa”.