O Mosteiro do Bom Jesus, na Vila de Barrosas, é um dos templos mais belos do concelho. Rico em história e fé, lá no alto mostra toda a sua grandiosidade.
Lá no alto, imponente, o Mosteiro do Bom Jesus, olha a Vila de Barrosas e as terras circundantes, com olhos protetores. O edifício é majestoso.
Este Mosteiro é um dos elementos de maior valor do património histórico do concelho de Felgueiras, situado no coração de Idães, Vila de Barrosas.
A sua história remonta há alguns séculos atrás.
Durante o século XVIII a devoção de fiéis a este local levou a que a pequena capela (construída em 1672) que ali existia, em honra a Santo Cristo, erigida pela manifestação de Cristo a um pastor de nome Domingos França, tivesse sido “substituída” por um templo grande.
O templo foi sofrendo alterações durante os séculos XVIII e XIX. No séc. XIX, foi alvo de uma intervenção de fundo.
No seu interior, existem três altares que representam a Paixão de Cristo, um na capela mor e dois laterais, sendo o primeiro dedicado à Crucificação de Jesus Cristo.
Os laterais representam a Piéta (é uma estátua da autoria de Michelangelo de São Pedro, representando o tema da Bíblia da Virgem Maria Dolorosa segurando sobre os joelhos Jesus Cristo) e o Ecce Homo (Eis o Homem, Rei dos Homens, Jesus Cristo, na tradução em português).
Visitar o Mosteiro do Bom Jesus de Barrosas é imprescindível para quem gosta de apreciar o património histórico religioso. A visita é ainda de maior significado para os Cristãos.