

Numa mensagem emotiva, a Apiccaps lamentou o desaparecimento do empresário felgueirense Paulo Martins.
Paulo Martins faleceu subitamente esta quarta-feira aos 49 anos de idade.
“Passamos a vida em constantes corridas. Às vezes contra o tempo, a pedir que ele abrande, outras a favor do tempo, na esperança de que se torne curto e leve e nos permita bater recordes. Nesta corrida maior a que chamamos vida, e da qual pouco ou nada sabemos, a meta nem sempre é clara e parece muitas vezes estar mais perto do que o suposto. Paulo Martins chegou demasiado cedo a essa meta”, escreve a Apiccaps numa nota de pesar.
“Sentiu as corridas na pele e, talvez por isso, esse lugar metafórico seja o ponto de partida para as palavras que teimamos em evitar escrever, porque lhes reconhecemos a dor. Mas, ainda que reconhecendo que a dor chega de um lugar de profunda admiração e reconhecimento, estas são palavras que lhe são – acima de tudo – merecidas”, prossegue a Associação dos patrões do calçado.
“No fim da linha, na impossibilidade que temos de avaliar a vida de uma pessoa, resta-nos mais do que memórias e afetos; ficam acima de tudo as pessoas que tocou, a forma como o fez e o exemplo que (nos) deixa. O Paulo deixa muito. Deixa muito por dizer e por fazer. Deixa um legado de uma liderança ímpar, porque nos ensinou que é possível criar uma equipa de trabalho que se transforma numa segunda família e numa segunda casa. E que é possível construir, com entrega e dedicação, projetos envolventes e disruptivos aos quais não ficamos indiferentes. Deixa um exemplo de disponibilidade e carinho, que nos transformou a todos de forma especial. Na dimensão da memória, à qual agora nos agarramos, fica sobretudo o amigo, na acepção real do seu lsignificado: presente, disponível e de uma profunda e inexplicável generosidade”, enfatiza.
“A nível empresarial, foi um nome incontornável da indústria portuguesa de calçado. CEO da empresa Indústria de Calçado Celita, empresa de Guimarães com mais de 30 anos de experiência no mercado, fez um percurso notável no lançamento da marca própria Ambitious. Lançada em 2008, a marca própria da Celita é hoje um caso de sucesso além-fronteiras”, constata a Apiccaps.
Paulo Martins era, desde 2024, Vice-Presidente da APICCAPS, tendo integrado os Órgãos Sociais da associação desde 2020.
“O seu contributo foi decisivo para o progresso da indústria de calçado em Portugal”, lembra a Apiccaps.
“Todos perdemos uma grande referência”, conclui.a Apiccaps nesta nota pública de pesar pela morte do empresário felgueirense.

