O Executivo Municipal de Felgueiras alertou o Governo para a problemática do encaminhamento dos resíduos industriais, em particular os do calçado.
Foi numa sessão de trabalho com o Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, em Felgueiras.
O governante reuniu-se com o presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca, que o alertou “sobre a dificuldade que as empresas felgueirenses têm para encaminhar e depositar os resíduos que produzem”. A comitiva visitou ainda empresas locais, nomeadamente a Carité e a Bolflex.
Nuno Fonseca destacou que os encargos financeiros excessivos que a deposição dos resíduos industriais representam para as empresas e que isto conduz a atitudes menos cívicas. “Os constrangimentos com que os empresários se deparam motivam muitas vezes à deposição de lixo em espaços desadequados, tendo-se verificado, nos últimos anos, o abandono de detritos em espaços ermos, montes, ou em contentores que devem ser utilizados apenas para a deposição de Resíduos Sólidos Urbanos”.
Pub
Outro dos temas abordados pelo presidente da Câmara prendeu-se com a problemática que se verifica no Aterro de Sendim.
O autarca solicitou, tal como tem vindo a fazer ao longo dos anos, aos sucessivos Governos, o apoio para o tratamento deste aterro.
De destacar que no encontro o Secretário de Estado do Ambiente demonstrou a sua preocupação e expôs a sua disponibilidade para tentar encontrar uma solução conjunta das partes, disse fonte da autarquia.
pub.