A União de Freguesias de Pedreira, Rande e Sernande, tinha aprovado a intenção de se desagregar, mas não entrou no “pacote” aprovado pela Assembleia da República.
Em 2002, a Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Pedreira, Rande e Sernande aprovou a desagregação da união de freguesias. A intenção foi aprovada por unanimidade, mas esta união de freguesias não consta na lista das freguesias, cuja desagregação foi aprovada pela Assembleia da República recentemente.
A presidente da União de Freguesias de Pedreira, Rande e Sernande, Lúcia Ribeiro, disse que ainda não recebeu qualquer informação oficial sobre a decisão da Assembleia da República.
No pacote de freguesias, 66 ficaram de fora por não cumprirem requisitos legais. 124 têm luz verde para se separarem.
Refira-se que a reforma administrativa feita em 2013 levou a que Felgueiras passasse a ter 20 freguesias e uniões de freguesias, tendo sido criadas várias uniões, uma das quais com três freguesias da zona da Longra: Pedreira, Rande e Sernande.
Neste caso, a UF, com o objetivo de corresponder a uma promessa eleitoral e ao desejo da maioria da população, levou o assunto à Assembleia de Freguesia que aprovou a desagregação, numa reunião realizada em novembro de 2022.
Contudo a desagregação não avançará.
A UF aguarda informação oficial sobre a decisão da Assembleia da República.
VEJA MAIS
Aprovada desagregação da União de Freguesias de Pedreira, Rande e Sernande – Felgueiras Diário
PUB.