Orçamento Municipal de 79, 8 milhões segue para discussão na AM

Data

 

PSD votou contra o documento. Maioria diz que é um Orçamento realista que que aposta na requalificação da rede viária, nas freguesias, nos felgueirenses e reduz impostos…

pub.

A Assembleia Municipal de Felgueiras vai discutir e votar o Orçamento Municipal já aprovado pelo executivo que, segundo a autarquia “prevê a maior redução de impostos de sempre para famílias e empresas, e o maior aumento de sempre do investimento para as freguesias, rede de saneamento e requalificação de rede viária”.

O orçamento municipal no valor de 79.8 milhões de euros foi aprovado pela maioria com os votos contra dos vereadores do PSD.

pub.

Nuno Fonseca, presidente da Câmara Municipal, explicou que a edilidade “continua com determinação para fazer de Felgueiras um concelho melhor, com uma dinâmica local, direcionada para as famílias, para as crianças, para os jovens, para os seniores, para os mais vulneráveis, para os trabalhadores, para a atratividade do investimento externo e nunca esquecendo o crescimento e desenvolvimento da economia local”, indica uma nota oficial.

pub.

“O orçamento é assente numa perspetiva credível e realista que permite a sua capacidade de execução e garante a sustentabilidade económica e financeira do Município de Felgueiras”, acrescentou o autarca, indicando que apresenta a menor carga fiscal de sempre para os felgueirenses. O IMI mantém-se fixo no valor mínimo definido por lei, refere, e na participação variável no IRS há, pelo terceiro ano consecutivo, uma redução e fixar-se-á em 4,00%, assevera.

As empresas com volume de negócios até 150 mil euros não pagarão derrama, diz ainda o documento.

pub.

Segundo o documento, está previsto neste orçamento um reforço do investimento de 1.6 milhões de euros para a manutenção da Rede Viária e Acessibilidades das 32 freguesias do concelho, em que a Câmara Municipal disponibilizará 45 mil euros para cada junta de freguesia e os restantes 5 mil euros serão assegurados por cada uma.

pub.

Outro objetivo, indica a edilidade, é expansão das redes de abastecimento de água e saneamento, medida assumida pelo executivo como prioritária desde 2017.

O Plano de Reabilitação da Rede Viária Municipal e a manutenção das provas desportivas de referência nacional, bem como o reforço do apoio ao associativismo desportivo, são igualmente referidos no documento.

pub.

Em 2025, a autarquia felgueirense pretende “continuar a apostar numa maior oferta de espaços de atividades económicas (zonas de acolhimento empresarial, sobressaindo a do Alto das Barrancas, Cabeça de Porca e outras), prevendo mecanismos de incentivo à relocalização industrial e ao emprego qualificado”, lê-se no documento.

A aposta no projeto do Parque da Cidade, nos parques urbanos da Lixa, Barrosas, Longra, e Parque Cívico de Pombeiro, irá manter-se, estando ainda prevista a construção do novo Cemitério Municipal.

pub.

A habitação social e a oferta cultural, assim como o apoio às coletividades culturais, estão contempladas no Orçamento para 2025, indica ainda a mesma nota.

“Somos ambiciosos e acreditamos que Felgueiras e os Felgueirenses nos acompanham neste esforço de colocar a nossa terra em primeiro ou à frente de todos os outros concelhos, dando continuidade ao nosso projeto, sério, realista e de contas equilibradas”, termina Nuno Fonseca, citado na nota enviada ao nosso jornal.

pub.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Falso advogado burlava trabalhadores de empresas falidas

Pub. A GNR identificou esta quarta-feira um homem que se fazia passar por advogado ou solicitador para "sacar" dinheiro...

Felgueirense conquista medalha de ouro no Campeonato Nacional das Profissões

O jovem felgueirense Nélson Ribeiro formando do Núcleo do CENFIM de Amarante, conquistou a medalha de ouro em...

Margaride celebra padroeira Santa Eulália

Pub. Margaride festeja no próximo dia 10 de dezembro Santa Eulália, a sua padroeira. A festividade começa pelas 20...