

Sobe-se os degraus até ao 1º andar da antiga Escola Primária da Lixa, entra-se na sede e à direita um painel em jeito de memorial apresenta os retratos dos presidentes do clube nos quase 90 anos de história.
É assim a nova sede do FC Lixa, onde também estão alguns dos troféus conquistados e outras recordações dispersas. Fotos antigas decoram as paredes e levam a uma viagem ao passado, a um já longo passado…


O espaço foi “restaurado” pela Comissão Administrativa do emblema e inaugurado no sábado, num ato que contou com a presença de muitos ex-presidentes, familiares, sócios e adeptos do clube, bem como autarcas que se associaram ao evento.
Filipe Coimbra, responsável da Comissão Administrativa resumiu o que aquele espaço representa. “É o orgulho no passado e a confiança no presente e futuro do clube”, disse.


Presente na cerimónia, o Vereador do Desporto na Câmara de Felgueiras, Joel Costa, enalteceu as virtudes do associativismo e lembrou que “os dirigentes dão muito de si em prol dos clubes, sem receber nada em troca”. E, frisou, que “muitas vezes não são reconhecidos pelo seu trabalho” sobretudo “a favor dos mais jovens”.


A sede é “um espaço de partilha” nas palavras de Filipe Coimbra. Partilha de histórias, da história e de convívio da “família lixense”.
PRESIDENTES DO FC LIXA
António Fonseca e Silva (Sr. Silva da “Pensão)
António P. Queirós
Deodoro Mesquita
Manuel Ribeiro (“Manelzinho da Rua Nova”)
Luís Queirós (“Professor Queirós”)
António Ribeiro (“Toninho Ribeiro”)
António Silveira
Artur Bica
Leonel Mesquita Lachado (“Nelo”)
Leonel Pereira
Carlos Costa (“Carlos Rato”)
Albino Teixeira “Serrador”
Luís Medeiros Ribeiro
Filinto Ribeiro
Manuel Carvalho
José Luís Costa (“Portugal”)
Paulo Rebelo
Gil Ribeiro
Fernando Mesquita
Manuel Sousa (“Manel Pop”)
Joaquim Teles
Manuel Carvalho (“Cimofel”)
Paulo Leal
Albino Lopes
Michel Sousa
Jorge Teixeira (“Cabral”)
Hugo Reis
Luciana Monteiro
Paulo Sousa
pub.





