A Comissão de Festas das Vitórias 2024 está a fazer um périplo pelas escolas com o objetivo de explicar “a história das festividades da Lixa” junto dos alunos, especialmente dos mais novos, também com o objetivo de despertar “o bairrismo e o gosto pelas históricas festividades”.
“Transmitir a história e os valores” é o propósito principal da ação.
pub.
As Festas das Vitórias, que se realizam desde 1834, estão, assim, a ser explicadas aos alunos de vários estabelecimentos da zona da Lixa.
Recentemente, a iniciativa passou pela Escola Básica de Santão e, esta terça-feira, está nas escolas de Pinheiro, Macieira da Lixa e Caramos.
A iniciativa vai passar por todos as escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas da Lixa.
(Continue a ler)
pub.
As festas em honra de Nossa Senhora das Vitórias são das mais antigas do concelho. Realizam-se, pelo menos desde 1834, em memória de Nossa Senhora das Vitórias, após a histórica batalha entre Liberais e Miguelistas, travada na Lixa, em 1834, que deu origem à Capela em honra a Nossa Senhora das Vitórias, Padroeira da Lixa. Anteriormente, o culto era feito a Nossa Senhora da Aparecida.
Élio Silva, da Comissão de Festas Vitórias 2024, explica que “o objetivo é explicar a origem das festas, o porquê da batalha das flores e depois da batalha das cebolas, e o regresso posterior à batalha das flores bem como outros elementos importantes das nossas festas. No fundo é deixar algumas memórias à geração mais nova para que elas não se percam”.
A Comissão de Festas 2024 entrega ainda às crianças um “Vitórias Magazine” que inclui “um teste ao bairrismo”, jogos didáticos, outras informações e uma “Capela” para as crianças “recortarem” e deixarem, depois na esplanada do centro da cidade, com um pequeno donativo.