Comissão de Festas das Vitórias explica a história das festividades nas escolas

Data

 

A Comissão de Festas das Vitórias 2024 está a fazer um périplo pelas escolas com o objetivo de explicar “a história das festividades da Lixa” junto dos alunos, especialmente dos mais novos, também com o objetivo de despertar “o bairrismo e o gosto pelas históricas festividades”.

“Transmitir a história e os valores” é o propósito principal da ação.

pub.

As Festas das Vitórias, que se realizam desde 1834, estão, assim, a ser explicadas aos alunos de vários estabelecimentos da zona da Lixa.

Recentemente, a iniciativa passou pela Escola Básica de Santão e, esta terça-feira, está nas escolas de Pinheiro, Macieira da Lixa e Caramos.

A iniciativa vai passar por todos as escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas da Lixa.

(Continue a ler)

pub.

As festas em honra de Nossa Senhora das Vitórias são das mais antigas do concelho. Realizam-se, pelo menos desde 1834, em memória de Nossa Senhora das Vitórias, após a histórica batalha entre Liberais e Miguelistas, travada na Lixa, em 1834, que deu origem à Capela em honra a Nossa Senhora das Vitórias, Padroeira da Lixa. Anteriormente, o culto era feito a Nossa Senhora da Aparecida.

Élio Silva, da Comissão de Festas Vitórias 2024, explica que “o objetivo é explicar a origem das festas, o porquê da batalha das flores e depois da batalha das cebolas, e o regresso posterior à batalha das flores bem como outros elementos importantes das nossas festas. No fundo é deixar algumas memórias à geração mais nova para que elas não se percam”.

A Comissão de Festas 2024 entrega ainda às crianças um “Vitórias Magazine” que inclui “um teste ao bairrismo”, jogos didáticos, outras informações e uma “Capela” para as crianças “recortarem” e deixarem, depois na esplanada do centro da cidade, com um pequeno donativo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

spot_img

Artigos relacionados

Ricardo Soares na Liga dos Campeões

Da Ásia. Treinador leva clube de novos às competições internacionais, o que não acontecia desde 2021. É mais um...

Francisca Martins no Mundial de Budapeste

Francisca Martins, nadadora felgueirense do Foca Quinta da Lixa, vai representar Portugal no Campeonato do Mundo de piscina...

Livro sobre Assembleia Municipal apresentado no fecho das comemorações dos 50 anos de Abril

Com a presença de vários ex-presidente da Assembleia Municipal de Felgueiras e eleitos deste órgão, desde 1977 até...

Teste ao plano de emergência do Hospital e à resposta dos meios de primeira intervenção

O Hospital Agostinho Ribeiro, em Felgueiras, realizou este sábado, um teste ao Plano de Emergência. O simulacro consistiu...